Acessibilidade / Reportar erro

A compra dos bônus trará a vitória para o Brasil: o concurso de cartazes de propaganda das obrigações de guerra

The purchase of the war bonds will bring victory to Brazil: The contest of posters for propaganda of war obligations

RESUMO

Este artigo analisa o concurso de cartazes criado pelo Governo Vargas, em 1943, para estimular a população a comprar os chamados bônus de guerra. Tais títulos públicos, já utilizados em outros países, foram vendidos com a intenção de arrecadar o dinheiro necessário para financiar os custos da participação do Brasil, ao lado dos Aliados, na Segunda Guerra. No contexto do conflito mundial, a mobilização intensa da sociedade civil tornava-se essencial à obtenção da vitória. O objetivo é o de acompanhar o trabalho da comissão julgadora do certame, investigando as decisões tomadas por ela, quais os temas dos cartazes vencedores, quais aspectos eles procuraram ressaltar e qual a relação que mantiveram com o ideário político-cultural da administração varguista. Para alcançá-lo, são utilizadas as seguintes fontes: revistas e jornais depositados na Biblioteca Nacional e fotografias preservadas no Arquivo Nacional.

Palavras-chave:
bônus de guerra; Governo Vargas; Segunda Guerra Mundial

Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho Faculdade de Ciências e Letras, UNESP, Campus de Assis, 19 806-900 - Assis - São Paulo - Brasil, Tel: (55 18) 3302-5861, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, UNESP, Campus de Franca, 14409-160 - Franca - São Paulo - Brasil, Tel: (55 16) 3706-8700 - Assis/Franca - SP - Brazil
E-mail: revistahistoria@unesp.br