Acessibilidade / Reportar erro

FORMAS DE SELEÇÃO DE INGRESSO NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UFS. A BUSCA POR UM PERFIL ESTUDANTIL “IDEAL” (1969-1981)

FORMAS DE SELECCIÓN PARA LA ADMISIÓN EN EL COLEGIO DE APLICACIÓN DE LA UFS. LA BÚSQUEDA DE UN PERFIL DE ESTUDIANTE "IDEAL" (1969-1981)

MEANS OF ADMISSION SELECTION IN THE LABORATORY SCHOOL OF THE FEDERAL UNIVERSITY OF SERGIPE. THE SEARCH FOR AN “IDEAL” STUDENT PROFILE (1969-1981)

LA SÉLECTION A L’ENTRÉE AU COLÉGIO DE APLICAÇÃO DE L'UFS. À LÀ RECHERCHE D'UN PROFIL ÉTUDIANT « L'IDÉAL » (1969-1981)

Resumo

Este artigo apresenta uma compreensão historiográfica a respeito de processos ou formas de seleção para o ingresso de estudantes no Colégio de Aplicação da UFS, no período de 1969 a 1981, e de relações com o perfil discente. A pesquisa documental selecionou e utilizou como fontes documentos da escrituração escolar, especialmente os documentos contidos nos dossiês de estudantes, coletados no acervo do Centro de Pesquisa, Documentação e Memória do Colégio de Aplicação. Esse estabelecimento de ensino, desde sua fundação em 1959, é considerado como uma escola elitizada. Contudo, a pesquisa constatou discussões e modificações realizadas na forma de ingresso de estudantes e alterações no perfil discente do Colégio de Aplicação da UFS, o qual passou a receber também estudantes provenientes de escolas públicas e de estratos sociais com renda baixa, sobretudo a partir do ano de 1975 quando o colégio utilizou o sorteio público como forma de ingresso.

Palavras-chave:
Colégio de Aplicação; Exame de seleção; Perfil discente; Processo seletivo; Sorteio

Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação UFRGS - Faculdade de Educação, Av. Paulo Gama, n. 110 | Sala 610, CEP: 90040-060 - Porto Alegre/RS, Tel.: (51) 33084160 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rhe.asphe@gmail.com