Acessibilidade / Reportar erro

Escola e Nova Escola: faces de um velho sonho

Escola and Nova Escola: faces of an old dream

Escola et Nova Escola: visages d'un vieux reve

Escola e Nova Escola: facetas de un viejo sueño

Resumos

Este artigo compara as edições inaugurais de dois periódicos educacionais do Grupo Abril: ESCOLA e Nova Escola. O primeiro é editado durante a ditadura militar, entre outubro de 1971 e abril de 1974, totalizando 27 números. O segundo é lançado logo após a retomada do regime democrático, em março de 1986, sendo editado até hoje, numa média de dez números anuais. Cerca de 15 anos separam o início das duas publicações, ambas dirigidas aos professores do 1º Grau e muito semelhantes quanto à sua forma material. Outra característica comum e indissociável dessa forma material é o uso dos recursos do jornalismo e a sua venda em bancas de jornal. Apesar dessas semelhanças, a sua repercussão no campo educacional diferiu sobremaneira, pois a revista ESCOLA foi um fracasso do ponto de vista comercial e não parece ter alcançado relevância entre seus destinatários; ao contrário de Nova Escola, que teve forte penetração entre os professores. Ao comparar as edições inaugurais, este trabalho pretende analisar o modo como cada periódico busca situar-se diante de seus leitores, mas também em face de conjunturas políticas bem diversas (ditadura versus democracia). Com essa finalidade, serão focalizados e analisados os editoriais de apresentação e as capas da primeira edição, junto com as reportagens correspondentes e outros elementos dessas edições considerados importantes para desenvolver a questão proposta.

Grupo Abril; ESCOLA; Nova Escola; impresso educacional


This paper compares Inaugural editions for two Educational journals from April Group: ESCOLA and Nova Escola. The first was issued during the military dictatorship, between October 1971 and April 1974, with a total of 27 numbers in the circulation. Tthe second was released straight after the resumption of the democratic regime in March 1986, it has being published until today, with an average of ten issues a year. About 15 years separate the beginning of the two publications, both directed to primary school teachers and very similar in its material form. Another common characteristic and inseparable material is the use of the journalism resources and its sales at newsstands. Despite these similarities, their impact on the educational area differ greatly, because the ESCOLA magazine, in a commercial point of view was a failure and it does not seem to have achieved importance among of recipients, unlike Nova Escola, which had strong entry among teachers. By comparing the inaugural edition, this paper aims to examine how each journal seeks to situate itself in front of its readers, but also in the face of very different political circumstances (dictatorship x democracy). For this purpose, will be analyzed and focused the editorial presentation and the first edition covers along with the corresponding reportage and other elements of these issues considered important to develop the proposed question.

Abril Group; ESCOLA; Nova Escola; printed educational


Cet article fait la comparaison entre les éditions inauguraux de deux périodiques éducationaux de la maison d'édition Grupo Abril: ESCOLA et Nova Escola. Le premier a été édité pendant la dictature militaire, entre octobre 1971 et avril 1974, totalisant 27 numéros. Le second est publié immédiatement après la reprise du régime démocratique, mars 1986, étant édité jusqu'aujourd'hui, en moyenne 10 números par an. Environ 15 ans separent le début des publications, les deux sont dirigées aux professeurs du 1er dégré et sont très pareille en ce qui concerne sa forme matérielle. L'autre caractéristique normale et inséparable de cette forme matérielle est l'utilisation des recours du journalisme et à sa vente en kiosque à journaux. Malgré ses similarités, sa répercussion dans le domaine éducatif diffèrent considérablement, puisque la revue ESCOLA a été un échec du point de vu commercial et ne semble pas avoir atteint importance parmis ses destinataires ; au contraire de Nova Escola, qu'a eu une forte pénétration parmis les professeurs. En comparant les éditions inauguraux, ce travail prétend analyser la façon de comment chaque périodique cherche se situer face à leurs lecteurs, mais aussi face à une conjecture politique bien différente (dictature x démocracie). Avec ce but, les éditoriaux de présentation et les couvertures de la première édition seront focalisés et analysés, et d'autres éléments de ces éditions considérées importantes pour développer la question proposée.

Grupo Abril; ESCOLA; Nova Escola; publication pédagogique


Este artículo compara las ediciones inaugurales de dos revistas educativas del Grupo Abril: ESCOLA y Nova Escola. La primera fue editada durante la dictadura militar, entre octubre de 1971 y abril de 1974, llegando a un total de 27 números. La segunda fue lanzada poco después de la retomada del régimen democrático, en marzo de 1986, con ediciones periódicas hasta hoy y una media de diez números anuales. Cerca de 15 años separan el inicio de las dos publicaciones, ambas dirigidas a los profesores de la escuela primaria y muy semejantes en cuanto a su forma material. Otra característica común y indisociable de esa forma material es el uso de los recursos del periodismo y su venta en kioscos. A pesar de esas semejanzas, su repercusión en el campo educativo fue muy diferente, pues la revista ESCOLA fracasó del punto de vista comercial y aparentemente no llegó a ser relevante entre sus destinatarios; al contrario de Nova Escola, que tuvo fuerte aceptación entre los profesores. Por medio de la comparación de las ediciones inaugurales, este trabajo pretende analizar la manera como cada revista busca situarse ante sus lectores, pero también delante de coyunturas políticas bien diferentes (dictadura x democracia). Con esa finalidad, serán focalizados y analizados los editoriales de presentación y las capas de la primera edición, junto con los reportajes correspondientes y otros elementos de esas ediciones considerados importantes para desarrollar la cuestión propuesta.

Grupo Abril; ESCOLA; Nova Escola; impreso educacional


  • CARVALHO, Marta Maria Chagas de. A escola e a República e outros ensaios Bragança Paulista: Edusf, 2003.
  • CHARNIZON, Ana. A modelagem de leitores e de leituras no discurso midiático da revista Nova Escola Belo Horizonte: UFMG, 2008. 180f. Dissertação (mestrado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais.
  • CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Lisboa/Rio de Janeiro: Difel/Bertrand, 1990.
  • CIVITA, Victor. Apresentação. In: ESCOLA São Paulo: Abril, n. 0, out., 1971, p. 3.
  • CIVITA, Victor. Carta do editor. In: Nova Escola São Paulo: Abril, n. 1, p. 5.
  • CIVITA, Victor et al. Caro Professor. In: ESCOLA São Paulo: Abril, n. 26, 1974, p. 3.
  • ESCOLA. N. 0 a 27. São Paulo: Abril, 1971-1974.
  • HORTA, José S. B. O hino, o sermão e a ordem do dia: a educação no Brasil (1930-1945). Rio de Janeiro: UFRJ, 1994.
  • LIBÂNEO, José C. Tendências pedagógicas na prática escolar. Ande, São Paulo, n. 6, 1982, p. 11-19.
  • MELLO, Guiomar N. Ensino de 1º grau: direção ou espontaneísmo? Cadernos de Pesquisa São Paulo: FCC, n. 36, 1981, p. 87-91.
  • NOVA ESCOLA, ano 1, n. 1 e 2, março e abril de 1986.
  • ORTIZ, Renato. A moderna tradição brasileira. São Paulo: Brasiliense, 1991.
  • PEDROSO, Leda A. A Revista Nova Escola: política educacional na Nova República. Campinas: Unicamp, 1999. 289f. Tese (doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas.
  • PEREIRA, Mateus H. F. Na nossa terra, em se plantando, elefante dá: Editora Abril (1950-2006) e livros vendidos em bancas de jornal. In: BRAGANÇA, Aníbal; ABREU, Márcia (org.). Impresso no Brasil: dois séculos de livros brasileiros. São Paulo: Unesp, 2010, p. 303-316.
  • PEREIRA, Mateus H. F. A trajetória da Abril Cultural (1968-1982). Em questão Porto Alegre, v. 11, n. 2, 2005, p. 239-258.
  • REVAH, Daniel. A educação alternativa. In: RISÉRIO, Antonio et al. Anos 70: trajetórias. São Paulo: Itaú Cultural/Iluminuras, 2005.
  • REVAH, Daniel. Construtivismo: uma palavra no circuito do desejo. São Paulo: USP, 2004. 532f. Tese (doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo.
  • REVAH, Daniel. Na trilha da palavra alternativa: a mudança cultural e as pré-escolas alternativas. São Paulo: USP, 1994. 303f. Dissertação (mestrado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo.
  • REVAH, Daniel; TOLEDO, Maria Rita. A indústria cultural e a política educacional do regime militar: o caso da revista Escola. Revista Brasileira de História São Paulo: Anpuh, v. 30, n. 60, 2010, p. 77-95.
  • REVAH, Daniel. O regime militar na (des)memória da editora Abril: a revista ESCOLA e a difusão da lei 5.692/71. História da Educação, Porto Alegre: Asphe, v. 15, n. 33, 2011, p. 137-161.
  • ROSENBERG, Lia et al. Publicações para professor: um estudo de caso. Cadernos de Pesquisa, São Paulo: FCC, n. 30, 1979, p. 57-64.
  • ROSENBERG, Lia. Voltar ao passado não resolve o nosso futuro. In: Nova Escola, n. 1, 1986, p. 24-25.
  • SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. São Paulo: Cortez, 1984.
  • SCHNEIDER, Omar. Educação physica: a arqueologia de um impresso. Vitória: Edufes, 2010.
  • SILVEIRA, Fernanda. R. Um estudo das capas da revista Nova Escola: 1986-2004. Campinas: Unicamp, 2006. 144f. Dissertação (mestrado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas.
  • VASCONCELOS, Mário Sérgio. A difusão das idéias de Piaget no Brasil São Paulo: Casa do Psicólogo, 1996.
  • VIEIRA, Martha L. Construtivismo: a prática de uma metáfora - forma/conteúdo do construtivismo em Nova Escola. Belo Horizonte: UFMG, 1985. 75f. Dissertação (mestrado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    13 Maio 2013
  • Data do Fascículo
    Abr 2013

Histórico

  • Recebido
    13 Jun 2012
  • Aceito
    02 Out 2012
Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação UFRGS - Faculdade de Educação, Av. Paulo Gama, n. 110 | Sala 610, CEP: 90040-060 - Porto Alegre/RS, Tel.: (51) 33084160 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rhe.asphe@gmail.com