Acessibilidade / Reportar erro

ATRÁS DA CATEDRAL DE RUÃO: contributos de uma leitura analítica do conto de Mário de Andrade para historiadores da educação

DETRÁS DE LA CATEDRAL DE RUAN: aportaciones de una lectura analítica del cuento de Mário de Andrade para los historiadores de la educación

BEHIND THE RUÃO CATHEDRAL: contributions of an analytical reading of Mário de Andrade's short story for historians of education

DERRIÈRE LA CATHÉDRALE DE ROUEN: contributions d'une lecture analytique du conte de Mário de Andrade pour les historiens de l'éducation

Resumo

O presente artigo tem a finalidade de contribuir para o campo da História da Educação brasileira a partir de uma leitura analítica da obra “Atrás da Catedral de Ruão”, de Mário de Andrade, escrita entre 1923 e 1944, época em que o modernista revelou maior preocupação com problemáticas da ordem social, sendo a educação uma importante pauta para o debate. Desse modo, ao considerarmos as obras literárias como artefatos da cultura, é possível que essas possam ser utilizadas pelos historiadores para extrair as verossimilhanças e compreender, via representação, as possibilidades de como se dava a educação doméstica pelas preceptoras estrangeiras. Utilizamos, para a elaboração dessa pesquisa a metodologia relacionada à noção de operação historiográfica, por meio da qual pudemos verificar que o conto revela possíveis compreensões dos desafios do oficio de ensinar nas casas, bem como as demandas de parte da elite paulistana pela educação sofisticada à época.

Palavras-Chave:
Educação doméstica; Literatura modernista; Processo educativo não escolar

Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação UFRGS - Faculdade de Educação, Av. Paulo Gama, n. 110 | Sala 610, CEP: 90040-060 - Porto Alegre/RS, Tel.: (51) 33084160 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rhe.asphe@gmail.com