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GUSTAVO CAPANEMA E O ENSINO SECUNDÁRIO NO BRASIL: A INVENÇÃO DE UM LEGADO

GUSTAVO CAPANEMA Y LA EDUCACIÓN SECUNDARIA EN BRASIL: LA INVENCIÓN DE UN LEGADO.

GUSTAVO CAPANEMA AND SECUNDARY EDUCATION IN BRAZIL: THE INVENTION OF A LEGACY

GUSTAVO CAPANEMA ET L'ENSEIGNEMENT SECONDAIRE AU BRÉSIL: L'INVENTION D'UN HÉRITAGE

Resumo

Este artigo coloca um problema para a história política da educação: qual seria o indicativo da opção em fazer do ensino secundário o ramo mais atrativo do ensino médio, em um tempo de mudança acelerada para um protótipo de uma sociedade de massas, organizada em torno de um incipiente mercado de trabalho livre, alavancado pelo crescimento da produção industrial e do modo de vida urbano? Apesar dos resultados controversos dessa opção, incapaz de romper com o modelo educacional elitista, um trabalho de construção social da memória fez com que a reforma organizada pelo ministro Gustavo Capanema em 1942 fosse reconhecida como sinônimo da educação de qualidade. Neste sentido, entender as relações do Estado modernizador com os setores mais conservadores da sociedade, fortemente representados pelas instituições educacionais privadas, reprodutoras dos processos escolares de seletividade social, pode ser um caminho frutífero de pesquisa.

Palavras-chave:
Gustavo Capanema; ensino secundário; modernização; memória

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