Acessibilidade / Reportar erro

POIS APRENDENDO A LER, HAVEMOS DE ENXERGAR:* 5 * Trecho de poema da monitora Generosa, 1964. ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS NAS ESCOLAS RADIOFÔNICAS DE PERNAMBUCO (1961-1966)** 6 ** Este texto é parte dos resultados da tese defendida no Programa de Estudos Pós Graduados em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, que contou com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) e do Programa de Bolsa Sanduíche (PDSE/CAPES).

PUES APRENDIENDO A LEER, HEMOS DE VER: ALFABETIZACIÓN DE ADULTOS EN LAS ESCUELAS RADIOFÓNICAS DE PERNAMBUCO (1961-1966)

THEN LEARNING TO READ WE’LL BE ABLE TO SEE: ADULT LITERACY IN THE RADIO SCHOOLS OF PERNAMBUCO (1961-1966)

POUR APPRENDRE À LIRE, IL FAUT VOIR: ALPHABÉTISATION DES ADULTES DANS LES ÉCOLES DE RADIO À PERNAMBUCO (1961-1966)

Resumo

A pesquisa investiga a participação das monitoras e monitores na alfabetização dos adultos camponeses e na educação de base, assim como suas práticas nas escolas radiofônicas em Pernambuco, entre 1961 e 1966. Apontamos também os limites impostos ao cotidiano das escolas, pela realidade econômica e social das populações rurais. Investigamos uma mostra de 649 cartas, além de relatórios e materiais para treinamento, produzidos pelo Movimento de Educação de Base (MEB).

Palavras-chave:
práticas; alfabetização de adultos; escola radiofônica; cultura escrita.

Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação UFRGS - Faculdade de Educação, Av. Paulo Gama, n. 110 | Sala 610, CEP: 90040-060 - Porto Alegre/RS, Tel.: (51) 33084160 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rhe.asphe@gmail.com