Acessibilidade / Reportar erro

EQUIDIFFERENÇA E PROPORÇÃO: QUAL A RELAÇÃO DESTES CONTEÚDOS COM O ENSINO DE ÁLGEBRA NA INSTRUÇÃO ELEMENTAR DO FINAL DO SÉCULO XIX E INÍCIO DO SÉCULO XX?

EQUIDIFERENCIA Y PROPORCIÓN: ¿CUÁL ES LA RELACIÓN DE ESTOS CONTENIDOS CON LA ENSEÑANZA DEL ÁLGEBRA EN LA INSTRUCCIÓN PRIMARIA DEL FINAL DEL SIGLO XIX Y EL INICIO DEL SIGLO XX?

EQUIDIFFERENCE AND PROPORTION: WHAT ISTHERELATIONOF THESE CONTENTS TO THE TEACHING OF ALGEBRA IN ELEMENTARY EDUCATION IN THE END OF THE 19TH CENTURY AND BEGINING OF THE 20TH CENTURY?

ÉQUIDIFFÉRENCE ET PROPORTION: QUELLE EST LA RELATION DE CES CONTENUS AVEC L'ENSEIGNEMENT DE L'ALGÈBRE DANS L'INSTRUCTION ÉLÉMENTAIRE DE LA FIN DU XIXE. SIÈCLE ET DU DÉBUT DU XXE. SIÈCLE?

Resumo

Este texto problematiza relações do ensino de equidifferença e proporção com outros conteúdos no ensino elementar. A partir de base teórico metodológica da história cultural foram analisados livros didáticos do final do século XIX e início do século XX e dois relatórios estadunidenses. Observou-se a relação destes conteúdos com o tema de progressões e saberes algébricos, sem que estes se estabelecessem como uma preparação para a abordagem da Álgebra no ensino secundário.

Palavras-chave:
ensino de álgebra; história da educação matemática; resolução de equações; livro didático

Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação UFRGS - Faculdade de Educação, Av. Paulo Gama, n. 110 | Sala 610, CEP: 90040-060 - Porto Alegre/RS, Tel.: (51) 33084160 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rhe.asphe@gmail.com