Acessibilidade / Reportar erro

Antropologia e esoterismo: dois contradiscursos da modernidade

Resumo

Este ensaio visa analisar as complexas relações entre duas visões de mundo que se desenvolveram no mundo ocidental a partir da segunda metade do século vinte: o esoterismo e a Antropologia entendida como disciplina acadêmica. Procuro mostrar que ambas correntes de pensamento são ao mesmo tempo herdeiras do projeto da modernidade e críticas do seu sistema de valores. De fato, tanto a Antropologia como as tradições esotéricas se opõem ao modelo weberiano de racionalidade, reeditado nos nossos dias por Habermas, que visa separar, como se fossem autônomas, as esferas da ciência, da arte e da moral. Três conceitos importantes do esoterismo são discutidos à luz da abordagem antropológica: tradição, iniciação e ciência sagrada, o que conduz a uma proposta de reintegração dos saberes humanos sobre a experiência religiosa em suas mais diversas manifestações etnográficas.

Palavras-chave
antropologia; esoterismo; modernidade; racionalismo

Abstract

This essay seeks to analyse the complex relationships between two worldviews that were developed in the West during the second half of the nineteenth century: esotericism and Anthropology as an academic discipline. I try to show that these two trends of thought are simultaneously heirs of the modernist project and critical of its basic system of values. In fact, Anthropology and esotericism are opposed to the Weberian model of rationality, defended nowadays by Habermas, which seeks to separate the spheres of science from those of morality and art, as if they were autonomous in relationship to each other. Three crucial concepts of esotericism are approached from an anthropological point of view: tradition, initiation and sacred science, which leads to a proposal of reintegrating human knowledge about religious experiences in their most diverse ethnographic manifestations.

Keywords
anthropology; esoterism; modernity; racionalism

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Referências

  • 1
    AMALADOSS, M. Towards fullness: searching for an integral spirituality. Bangalore: Catechetical and Liturgical Centre, 1994.
  • 2
    BLAVATSKY, H. P. Isis unveiled . Adyar: The Theosophical Publishing House, 1972. 2 v.
  • 3
    BLAVATSKY, H. P. The secret doctrine . Adyar: The Theosophical Publishing House, 1979. 3 v.
  • 4
    BURCKHARDT, T. Principes et méthodes de l’art sacrée . Lyon, 1958.
  • 5
    BURCKHARDT, T. Ciencia moderna y sabiduría tradicional . Madrid: Taurus, 1979.
  • 6
    CARVALHO, J. J. de. A antropologia e o niilismo filosófico contemporâneo. Anuário Antropológico ’86 , Brasília: Editora UnB: Tempo Brasileiro, p. 153-181, 1988.
  • 7
    CARVALHO, J. J. de. Características do fenômeno religioso na sociedade contemporânea. In: BINGEMER, M. C. (Org.). O impacto da modernidade sobre a religião . São Paulo: Loyola, 1992. p. 133-195.
  • 8
    CARVALHO, J. J. de. Antropologia: saber acadêmico e experiência iniciática. Anuário Antropológico/90 , Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, p. 91-107, 1993.
  • 9
    CARVALHO, J. J. de. O encontro de velhas e novas religiões. In: MOREIRA, A.; ZICMAN, R. (Org.). Misticismo e novas religiões . Petrópolis: Vozes: USF-IFAN, 1994a. p. 67-98.
  • 10
    CARVALHO, J. J. de. Tendências religiosas no Brasil contemporâneo. In: A IGREJA CATÓLICA DIANTE DO PLURALISMO RELIGIOSO NO BRASIL (III). São Paulo: Paulus, 1994b. p. 21-36. (Col. Estudos da CNBB, vol. 71).
  • 11
    CARVALHO, J. J. de. Mutus Liber: o livro mudo da alquimia. São Paulo: Attar, 1995.
  • 12
    CARVALHO, J. J. de. A tradição mística afro-brasileira. Religião e Sociedade , v. 18, n. 2, p. 93-122, 1997.
  • 13
    COOMARASWAMI, A. Sobre la doctrina tradicional del arte . Barcelona: Ediciones de la Tradición Unánime, 1983.
  • 14
    COOMARASWAMI, A. O que é civilização . São Paulo: Livrarias Siciliano, 1991.
  • 15
    COPENHAVER, B. Hermetica . Cambridge: Cambridge University Press, 1992.
  • 16
    D’ALVEYDRE, S.-Y. El Arqueómetro: clave de todas las religiones y de todas las ciencias de la Antigüedad. Madrid: Luís Cárcamo Editor, 1981.
  • 17
    DE MILLE, R. The Don Juan papers . Belmont: Wadsworth Publishing, 1990.
  • 18
    DOBBS, B. J. The foundations of Newton’s alchemy . Cambridge: Cambridge University Press, 1975.
  • 19
    ELIADE, M. O oculto e o mundo moderno. In: ELIADE, M. Ocultismo, bruxaria e correntes culturais . Belo Horizonte: Interlivros, 1979.
  • 20
    ELKIN, E. P. Aboriginal men of high degree . New York: St. Martins’ Press, 1977.
  • 21
    EVOLA, J. A revolta contra o mundo moderno . Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1989.
  • 22
    FAIVRE, A. Access to western esotericism . New York: State University of New York Press, 1994.
  • 23
    FAIVRE, A.; NEEDLEMAN, J. (Ed.). Modern esoteric spirituality . New York: Crossword, 1995.
  • 24
    FULCANELLI, O. Mistério das catedrais . Lisboa: Edições Setenta, 1975.
  • 25
    FULCANELLI, O. As mansões filosofais . Lisboa: Edições Setenta, 1977.
  • 26
    GAUCHET, M. Le dêsenchantement du monde . Paris: Gallimard, 1985.
  • 27
    GRIAULE, M. Conversations with Ogotemmêli . London, 1965.
  • 28
    GUÉNON, R. Introduction générale a l’étude de las doctrines hindoues . Paris: Les Éditions Vega, 1932.
  • 29
    GUÉNON, R. Símbolos fundamentales de la ciencia sagrada . Buenos Aires: EUDEBA, 1969.
  • 30
    GUÉNON, R. A crise do mundo moderno . Lisboa: Editorial Vega, 1977.
  • 31
    GUÉNON, R. O reino da quantidade e os sinais dos tempos . Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1989.
  • 32
    GURDJIEFF, G. I. Viewsfom the real world. New York: E. P. Dutton, 1973.
  • 33
    HABERMAS, J. Modernity – an incomplete project. In: FOSTER, H. (Ed.). The anti-aesthetic: essays on postmodern culture. Seattle: Bay Press, 1983.
  • 34
    HALL, M. P. Kabbalistes chrêtiens . Paris: Albin Michel, 1979. (Col. Cahiers de l’Hermétisme).
  • 35
    HALL, M. P. The secret teachings of all ages: being an interpretation of the secret teachings concealed within the rituais, allegories and mysteries of all ages. Los Angeles: The Philosophical Research Society, 1988.
  • 36
    JUNG, C. G. Memórias, sonhos, reflexões . Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.
  • 37
    NASR, S. H. Knowledge and the sacred . New York: State University of New York Press, 1989.
  • 38
    NASR, S. H. Islamic art and spirituality . New York: State University of New York Press, 1992.
  • 39
    NEEDLEMAN, J. Cristianismo perdido: uma viagem de redescoberta. São Paulo: Martins Fontes, 1987.
  • 40
    NEIHARDT, J. Black Elk speaks . New York: Pocket Book, 1972.
  • 41
    NICOLL, M. Psychological commentaries on the teaching of G. I. Gurdjieff . London:Vincent Stewart, 1957.
  • 42
    OUSPENSKY, P. D. A new model of the universe . New York: Alfred A. Knopf, 1967.
  • 43
    PANIKKAR, R. The intrareligious dialogue . New York: Paulist Press, 1978.
  • 44
    PANOFSKY, E. Gothic architecture and scholasticism . New York: Meridian Book, 1976.
  • 45
    PIPER, J. El ocio y la vida intelectual . Madrid: Ediciones Rialp, 1983.
  • 46
    PIPER, J. Présence d’Hermés Trismégiste . Paris: Albin Michel, 1988. (Col. Cahiers de l’Hermétisme).
  • 47
    SAUNIER, J. A Sinarquia, ou o velho sonho de uma sociedade nova . Lisboa: Edições 70, 1979.
  • 48
    SCHUON, F. Tras las huellas de la religión perenne . Barcelona: José J. de Olaneta, 1982.
  • 49
    SCHUON, F. O esoterismo como princípio e como caminho . São Paulo: Pensamento, 1985.
  • 50
    SCHUON, F. A unidade transcendente das religiões . Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1991.
  • 51
    STEINER, G. Heidegger . Hassocks: The Harvester Press, 1978.
  • 52
    STOLLER, P. The taste of ethnographic things . Philadelphia: University of Pennsylvania Press, 1989.
  • 53
    STOLLER, P.; OLKES, C. In sorcery’s shadow . Chicago: The University of Chicago Press, 1987.
  • 54
    TIRYAKIAN, E. Toward the sociology of esoteric culture. In: TIRYAKIAN, E. (Ed.). On the margin of the visible . New York: John Wiley & Sons, 1974.
  • 55
    TURNER, V. Muchona the homet. In: TURNER, V. The forest of symbols . Ithaca: Comell University Press, 1976.
  • 56
    VAZ, H. de L. Cultura e religião. In: VAZ, H. de L. Escritos de filosofia: vol. 2. São Paulo: Loyola, 1988.
  • 57
    VAZ, H. de L. Religião e modernidade filosófica. In: BINGEMER, M. C. (Org.). O impacto da modernidade sobre a religião . São Paulo: Loyola, 1992.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jun 1998
Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social - IFCH-UFRGS UFRGS - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Av. Bento Gonçalves, 9500 - Prédio 43321, sala 205-B, 91509-900 - Porto Alegre - RS - Brasil, Telefone (51) 3308-7165, Fax: +55 51 3308-6638 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: horizontes@ufrgs.br