Acessibilidade / Reportar erro

Sincretismo afro-brasileiro e resistência cultural* * Trabalho apresentado na Mesa Redonda Reafricanização e Sincretismo no V. Congresso Afro-Brasileiro realizado em Salvador entre 17 e 22 de agosto de 1997.

Resumo

Análise do sincretismo afro-brasileiro como característica do fenômeno religioso, identificando seus sentidos objetivo e subjetivo. Compara a continuidade e resistência pacífica do sincretismo com a resistência diuturna dos quilombos, como modo de aculturação ou de transculturação não excludente, identificando sua capacidade de relacionar ou de unir tradições distintas. Chama atenção para tentativas de combate ou ocultação do sincretismo. Mostra a continuidade do culto aos santos do catolicismo popular no imaginário de participantes dos cultos afros, decorrente de interação sincrética antiga entre religiões européias e africanas. Destaca a presença do sincretismo nas festas religiosas populares, exemplificando com o tambor de mina.

Palavras-chave
religiões afro-brasileiras; resistência cultural; sincretismo

Résumé

Analyse du syncrétisme afrobrésilien comme caractéristique du phénomene religieux avec identification de ses sens objectif et subjectif. Une comparaison est faite entre la continuité et la résistence pacifique du syncrétisme et la résistence quotidienne des quilombos comme forme d’acculturation ou de transculturation qui n’excluent pas, mettant l’accent sur leur capacité de lier ou d’unir des traditons distinctes. Le travail alerte sur des tentatives de combat ou d’occultation du dit phénomene. Ensuite il montre la continuité du culte des saints du catholicisme populaire dans l’imaginaire des pratiquants des cultes afros, conséquence de l’interaction culturelle antique entre les religions européennes et africaines. Enfin, l’exemple du “tambor de mina" explique la présence du syncrétisme dans les fêtes religieuses populaires.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Referências

  • 1
    BASTIDE, R. As religiões africanas no Brasil: contribuição a uma sociologia das interpenetrações de civilizações. São Paulo: Pioneira, 1971.
  • 2
    CANEVACCI, M. Sincretismos: uma exploração das hibridações culturais. São Paulo: Studio Nobel, 1996.
  • 3
    CARVALHO, J. J. Idéias e imagens na tradição afro-brasileira. Para uma nova compreensão dos processos de sincretismo religioso. Humanidades , v. 9, n. 1, p. 67-83, [s.d.].
  • 4
    CASCUDO, L. da C. Dicionário do folclore brasileiro . Rio de Janeiro: MEC: INL, 1962.
  • 5
    CÓRDOBA MONTOYA, P. Religiosidad popular: arqueología de una noción polémica. In: SANTALO, C. A. et al. La religiosidad popular . Barcelona: Anthropos, 1989. p. 70-81.
  • 6
    COSTA EDUARDO, O. da. The negro in Northern Brazil: a study in acculturation. New York: J. J. Augustin Publisher, 1948.
  • 7
    DAMATTA, R. A casa e a rua: espaço, cidadania, mulher e morte no Brasil. Rio de Janeiro: Guanabara, 1987.
  • 8
    DROOGERS, A. Syncretism: the problem of definition, the definition of the problem. In: GORT, J. et al. (Ed.). Dialogue and syncretism: an interdisciplinary approach. Amsterdam: William B. Eerdmans: Rodopi, 1989. p. 7-25.
  • 9
    FERRETTI, S. F. Repensando o sincretismo . São Paulo: Edusp: Fapema, 1995.
  • 10
    FERRETTI, S. F. Querehentã de Zomadônu: etnografia da Casa das Minas. 2. ed. São Luís: Edufma, 1996.
  • 11
    GOMES, F. dos S. O “campo negro” de Igaraçu: escravos camponeses e mocambos no Rio de Janeiro (1812-1883). Cadernos Cândido Mendes: Estudos Afro-Asiáticos, Rio de Janeiro, n. 25, p. 43-72, 1993.
  • 12
    HENRY, A. V. A Semana Santa nos terreiros: um estudo do sincretismo religioso em Belém do Pará. Religião e Sociedade , Rio de Janeiro: ISER, v. 14, n. 3, p. 57-71, 1987.
  • 13
    HERSKOVITS, M. J. Antropologia cultural . São Paulo: Mestre Jou, 1969. 3 v.
  • 14
    HOLANDA, A. B. de. Novo dicionário da língua portuguesa . Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1975.
  • 15
    ISAMBERT, F.-A. Le sens du sacré: fête et religion populaire. Paris: Minuit, 1982.
  • 16
    LOPES, E. C. Os trabalhos de Costa Peixoto e a Língua Ewe no Brasil. In: PEIXOTO, A. da C. Obra nova de língua geral de mina . Lisboa: Agência Geral das Colonias, 1945. Manuscrito publicado por Luís Silveira.
  • 17
    LUZ, M. A. Do tronco ao Opa Exin: memória e dinâmica da tradição africana-brasileira. Salvador: SECNEB, 1993.
  • 18
    MOTTA, R. Bandeira de Alairá: a Festa de Xangô-São João e problemas do sincretismo. In: MOURA, C. E. M. de (Org.). Bandeira de Alairá: outros escritos sobre a religião dos orixás. São Paulo: Nobel, 1982. p. 1-11.
  • 19
    MUNANGA, K. Origem e histórico do quilombo na África. Revista USP , São Paulo, n. 28, p. 56-63, 1996.
  • 20
    ORTIZ, F. Contrapunteo cubano del tabaco y del azúcar . La Habana: Ciencias Sociales, 1983.
  • 21
    ORTIZ, R. A consciência fragmentada: ensaios de cultura popular e religião. São Paulo: Paz e Terra, 1980.
  • 22
    PIRES, F. V. Syncrétisme religieux et liberté au Brésil. Bastidiana: Mélanges offerts a Roger Bastide, n. 9, p. 57-67, janv./mars 1995.
  • 23
    POLLAK-ELTZ, A. El sincretismo em América Latina. Presencia Ecuménica , Caracas, p. 3-13, 1996.
  • 24
    REIS, J. J. Quilombos e revoltas escravas no Brasil. Revista USP , São Paulo, n. 28, p. 14-39, 1996.
  • 25
    SCHWARTZ, S. B. Mocambos, quilombos e palmares: a resistência escrava no Brasil Colonial. Estudos Econômicos , São Paulo, v. 17, p. 61-88, 1987.
  • 26
    SEPPILLI, T. Il sincretismo religioso afro-cattolico in Brasile . Bologna: Nicola Zanichelli, 1995. Estratto da Studi e materiali di storia delle religion, v. XXIV-XXV, 1953-54.
  • 27
    SERRA, O. Águas do Rei . Petrópolis: Vozes: Koinonia, 1995.
  • 28
    SLENES, R. W. Malungu ngoma vem!: África coberta e descoberta do Brasil. Revista USP , São Paulo, n. 12, p. 48-67, 1992.
  • 29
    THORNTON, J. K. On the trail of Voodoo: African Christianity in Africa and the Americas. Américas , v. 44, n. 3, p. 261-278, 1988.
  • *
    Trabalho apresentado na Mesa Redonda Reafricanização e Sincretismo no V. Congresso Afro-Brasileiro realizado em Salvador entre 17 e 22 de agosto de 1997.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jun 1998
Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social - IFCH-UFRGS UFRGS - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Av. Bento Gonçalves, 9500 - Prédio 43321, sala 205-B, 91509-900 - Porto Alegre - RS - Brasil, Telefone (51) 3308-7165, Fax: +55 51 3308-6638 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: horizontes@ufrgs.br