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Mito e ritual entre os índios Kaingang do Brasil meridional* * Os dados foram recolhidos entre 1993 e 1995 no Posto Indígena Xapecó, Estado de Santa Catarina, em colaboração com o Professor Silvio Coelho dos Santos da Universidade Federal de Santa Catarina. Agradeço a hospitalidade e o ensino atento dos meus professores Kaingang que me deram a sua confiança. A pesquisa continuará em 1998; conseqüentemente, acho importante sublinhar o aspecto heurístico das análises apresentadas aqui. Agradeço aos tradutores Rogério Reus Gonçalves da Rosa e Ledson Kurtz de Almeida e também a minha aluna Cláudia Pereira Gonçalves pela revisão e edição da versão final deste texto, que é uma versão modificada de um artigo publicado anteriormente em francês na revista canadense Religiologiques, nº 10, em 1994. O financiamento da pesquisa de campo provém do Conseil de Recherche en Sciences Humaines du Canada e do FCAR (Québec).

Resumen:

A partir de la relación dialógica entre el Kaingang Kõikãng (“viejo jefe”) y el etnólogo Herbert Baldus (un “racionalsita”) sobre la cosmología kaingang ocurrido en Palmas, estado de Paraná, en 1933, de su experiencia de campo y, en particular, de los mitos narrados por su informante, el Kaingang Vicente Fókãe del Puesto Indígena Xapecó de Santa Catarina, en 1994, Robert Crépeau, re­introduce la discusión sobre la interpretación de los mitos y de los ritos realizada por los investigadores en el transcurso del siglo XX.

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