Acessibilidade / Reportar erro

A importância da geografia para a compreensão do Mundo Contemporâneo

Este número da Revista Geousp vem à tona em meio a uma série de desastres ambientais ocorridos pelo mundo afora - como uma forte estiagem na América do Sul, tempestades na Grécia e na Líbia, incêndios extensos e mortais na Grécia, no Canadá, no Havaí e nos Estados Unidos, entre outros episódios marcantes (Yeung, 2023YEUNG, Jessie. Ten countries and territories saw severe flooding in just 12 days. Is this the future of climate change? CNN, 17 setembro 2023. Disponível em: https://edition.cnn.com/2023/09/16/world/global-rain-flooding-climate-crisis-intl-hnk/index.html . Acesso em 18 de outubro de 2023.
https://edition.cnn.com/2023/09/16/world...
) -, assim como no Brasil, a exemplo dos escorregamentos de massa no Município de São Sebastião (SP) (Costa, 2023COSTA, Wanderley Messias da. Os temporais e a catástrofe em São Sebastião - SP no Carnaval de 2023. Confins, n. 58, 50176, 2023. https://doi.org/10.4000/confins.50176
https://doi.org/10.4000/confins.50176...
) e das enchentes que abalaram Estados da Região Sul, ceifando vidas e impactando duramente as economias locais. Além disso, neste momento, acaba de eclodir mais uma guerra, desta feita envolvendo Israel, o grupo terrorista Hamas e, consequentemente, os povos israelense e palestino.

Esse conjunto de acontecimentos socioambientais, políticos, geopolíticos e geoeconômicos nos desafiam, a todo momento, na busca pelo entendimento de suas causas, de suas dinâmicas e de suas consequências, situadas em diferentes planos e inseridas no processo histórico, social e contraditório de produção do espaço.

Isso tudo também evidencia a importância da Geografia (Carlos; Cruz, 2019CARLOS, Ana Fani A.; CRUZ, Rita de Cássia A. A necessidade da Geografia. São Paulo: Contexto, 2019. ) enquanto campo disciplinar devotado ao entendimento da complexa relação homem-natureza, em um mundo globalizado, atormentado pelas evidências do aquecimento global, regido pelo modo de produção capitalista e marcado por lutas pelo poder em diferentes escalas.

Com esse breve preâmbulo, objetivamos destacar a importância de cada artigo que compõe este número da Revista Geousp, os quais, a partir de diferentes perspectivas teóricas, metodológicas e conceituais, e versando sobre distintos temas e estudos de caso, trazem a sua parcela de contribuição para um melhor entendimento dos processos em curso.

Em “A inserção do espaço geográfico de Milton Santos na matriz althusseriana de interpretação da totalidade social: uma estrutura como as outras?”, Bruno Moreira Riani Costa investiga aproximações teóricas entre proposições de Milton Santos e de Althusser, tensionando as possibilidades de utilização das “lentes do marxismo estrutural” para se compreender a obra desse autor brasileiro.

O artigo seguinte, intitulado “Índice CO2flux para avaliar perdas de serviços ecossistêmicos em mangues impactados por tempestade de granizo no Sudeste do Brasil”, de Marco Antonio Saraiva da Silva e André Luiz Lopes de Faria, tem como objetivo geral avaliar alterações de atividades fotossintéticas de mangues, utilizando o índice CO2 flux a partir de um estudo de caso no Município de Aracruz (ES).

Talita Gantus-Oliveira, autora do artigo “Cidades resilientes e a disputa sobre o discurso da agenda de redução de riscos e desastres”, problematiza o conceito de “cidades resilientes” e propõe pensar a resiliência e os desastres “não como uma categoria neoliberal, mas como uma prática social, política e coletiva de adaptação e mitigação às mudanças climáticas globais”.

No artigo “Modernização e relação sociedade natureza no capitalismo da passagem do século XXI”, Anselmo Alfredo analisa a passagem do capital produtivo para o fictício, a partir dos anos 1970, considerando a construção de um discurso sobre a natureza que se “expressa no ambientalismo como consciência genérica”.

Roberto Marques Neto, por sua vez, definiu como objetivo de seu texto, intitulado “Terraços e suas relações com a incisão fluvial em grandes escarpamentos de margem passiva: aspectos genéticos e geocronológicos”, discutir causas geradoras de geoformas agradacionais, partindo do pressuposto de que “terraços fluviais e seus tratos deposicionais são geoindicadores importantes de condições ambientais pretéritas e da evolução neoquaternária do relevo”.

Já Eberval Marchioro e Alfredo Ollero, no artigo “Avaliação hidrogeomorfológica: a aplicação do IHG em uma Bacia Hidrográfica da Região Metropolitana da Grande Vitória (ES)”, analisam a qualidade hidrogeomorfológica da bacia do Rio Duas Bocas mediante as mudanças ocorridas na sua paisagem entre os séculos XX e XXI.

Em “O mapeamento colaborativo e a mobilização de conhecimentos geográficos poderosos na escola”, Taylane Marcene Ganz e Daniel Luiz Stefenon apresentam resultados de um estudo de caso realizado com estudantes de Ensino Médio em uma escola pública do estado do Paraná, a partir do desenvolvimento de “sequências didáticas com a plataforma Google My Maps”.

Por fim, no artigo “Entre a permanência e a transferência do CEAGESP: notas críticas a partir da produção do espaço de São Paulo”, Fernando Firmino Messias propõe “uma reflexão a partir de elementos subjacentes ao ensejo da transferência do armazém”, indicando a necessidade e uma perspectiva analítica fundamentada na noção de (re)produção do espaço de São Paulo.

Uma boa leitura a todos!

References

  • CARLOS, Ana Fani A.; CRUZ, Rita de Cássia A. A necessidade da Geografia. São Paulo: Contexto, 2019.
  • COSTA, Wanderley Messias da. Os temporais e a catástrofe em São Sebastião - SP no Carnaval de 2023. Confins, n. 58, 50176, 2023. https://doi.org/10.4000/confins.50176
    » https://doi.org/10.4000/confins.50176
  • YEUNG, Jessie. Ten countries and territories saw severe flooding in just 12 days. Is this the future of climate change? CNN, 17 setembro 2023. Disponível em: https://edition.cnn.com/2023/09/16/world/global-rain-flooding-climate-crisis-intl-hnk/index.html Acesso em 18 de outubro de 2023.
    » https://edition.cnn.com/2023/09/16/world/global-rain-flooding-climate-crisis-intl-hnk/index.html

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    08 Dez 2023
  • Data do Fascículo
    2023
Universidade de São Paulo Av. Prof. Lineu Prestes, 338 - Cidade Universitária, São Paulo , SP - Brasil. Cep: 05339-970, Tels: 3091-3769 / 3091-0297 / 3091-0296 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistageousp@usp.br