Acessibilidade / Reportar erro

Comunicação e consumo: discussões para a compreensão de práticas e sentidos em construção no ambiente contemporâneo

Communications and consumption: discussions for an understanding of practices and meanings under construction in the contemporary environment

Resumos

O livro traz uma coletânea de artigos de pesquisadores em comunicação, que abordam as relações entre comunicação e os fenômenos do consumo. As temáticas da imagem, do imaginário, da subjetividade, do entretenimento, da ética e da educação, presentes em diversas manifestações midiáticas, são analisadas, percorrendo um amplo espectro de possibilidades de investigação, ancoradas em proposições de teóricos da comunicação e da semiótica.

comunicação; consumo; mídias; narrativas


The book Estéticas Midiáticas e Narrativas do Consumo [Mediatic Aesthetics and Consumption Narratives] comprises a collection of papers by communications researchers that discuss the relationships between communications and the phenomena of consumption. Based on propositions by theorists of communications and semiotics, an analysis is made of themes such as image, imaginary, subjectivity, entertainment, ethics and education, which are present in many media manifestations, covering a broad spectrum of research possibilities.

communications; consumption; media; narratives


  • BAUMAN, Z. Modernidade líquida Rio de janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001.
  • CANCLINI, N. G. Consumidores e cidadãos Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2005.
  • CASTELLS, M. A sociedade em rede Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.
  • DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo Rio de Janeiro: Contraponto, 2000.
  • FLUSSER, V. O mundo codificado São Paulo: Cosac Naify, 2007.
  • LANDOWSKI, E. Les intéractions risquées Limoges: Pulin, 2006.
  • MARTÍN-BARBERO, J. Dos meios à mediações Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2003.
  • PRADO, J. L. A. Convocações biopolíticas dos dispositivos comunicacionais São Paulo: Educ/Fapesp, 2013.
  • SEMPRINI, A. A marca pós-moderna - poder e fragilidade da marca na sociedade contemporânea. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2006.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    29 Jul 2014
  • Data do Fascículo
    Jun 2014
Programa de Estudos Pós-graduados em Comunicação e Semiótica - PUC-SP Rua Ministro Godoi, 969, 4º andar, sala 4A8, 05015-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3670 8146 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: aidarprado@gmail.com