Acessibilidade / Reportar erro

Mídia–luz: dispositivos crepusculares numa sociedade diáfana1 1 Este estudo é um desenvolvimento do artigo “Arte-luz: uma introdução”, apresentado em sessão plenária no congresso internacional comunicação e luz (Braga – Portugal, 2015), no âmbito das celebrações promovidas pela UNESCO em 2015 Ano Internacional da Luz.

Crepuscular devices in a diaphanous society

Resumo

Partindo do pressuposto de que “cada época está imersa em uma determinada iluminação diurna ou noturna” (Benjamin, 2009), qual a iluminação que melhor caracteriza a nossa época? Ocuparão os dispositivos luminosos, que nos acompanham e medeiam grande parte das nossas atividades, o lugar da antiga fogueira, à volta da qual as pessoas usufruíam de calor, comunhão e luz? A resposta a essas questões levou-nos a estudar a noite e a evolução dos dispositivos de iluminação e a procurar compreender a relação entre a sociedade da produção e do cansaço e a iluminação que melhor define a nossa época.

Palavras-chave
crepúsculo; mídias luminosas; sociedade do cansaço; sociedade transparente

Programa de Estudos Pós-graduados em Comunicação e Semiótica - PUC-SP Rua Ministro Godoi, 969, 4º andar, sala 4A8, 05015-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3670 8146 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: aidarprado@gmail.com