Acessibilidade / Reportar erro

Vizinhas do Instagram: produção de sentidos sobre trabalho doméstico na comunidade online de donas de casa1 1 Uma versão embrionária foi publicada em 2018, nos anais do VI Congresso Internacional de Comunicação e Cultura (ComCult) realizado na Universidade Paulista (UNIP). Disponível em: <http://www.comcult.cisc.org.br/wp-content/uploads/2019/05/GT8_Ivi-Elias-UERJ-e-Juliano-Borges-IBMEC-RJ.pdf>. Acesso em: 26 nov. 2022.

Neighbors on Instagram - production of meanings regarding domestic labour in the housewives online community

Resumo

O artigo traz uma netnografia das interações da comunidade online formada por donas de casa na rede social Instagram buscando compreender como a visibilidade das imagens associadas ao trabalho doméstico na internet atualiza sentidos em contraste a sua invisibilização histórica. Argumentamos que a comunidade online gera reconhecimento retratando o cotidiano e disseminando saberes práticos de donas de casa; ao mesmo tempo que a dinâmica e o próprio conteúdo das postagens, junto com o marketing nessa plataforma tecnológica, reafirmam o âmbito doméstico como espaço predominantemente feminino.

Palavras chave
Instagram; trabalho doméstico; comunidade online; donas de casa; feminismo

Programa de Estudos Pós-graduados em Comunicação e Semiótica - PUC-SP Rua Ministro Godoi, 969, 4º andar, sala 4A8, 05015-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3670 8146 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: aidarprado@gmail.com