Acessibilidade / Reportar erro

Editorial

O presente número da Fractal: Revista de Psicologia, v. 26, n. esp. (2014): Dossiê Arte, Narrativas e Subjetividade, nasceu de um convite feito pelo meu amigo Marcelo Santana. Motivado por uma provocação, fez a seguinte proposta: fazer um número que tomasse como instância problemática as relações intrínsecas entre subjetividade, arte e narrativa.

Gostaria de agradecer-lhe pelo convite e pelo desafio de montar uma rede em torno das questões que mais me apetecem no âmbito dos estudos da subjetividade.

Assim, este número é fruto da colaboração de pesquisadores argentinos e brasileiros em prol da construção de um modo de compreensão sobre a arte e a narrativa à luz da subjetividade. Este número conta com 16 artigos que giram em torno de questões relativas ao teatro, à literatura, à crítica, à psicologia, à psicanálise, à narrativa, às artes plásticas e à pintura.

Poderíamos dividir os artigos em três blocos: (1) artigos em espanhol; (2) subjetividade e ciências humanas; (3) arte, narrativa e subjetividade. O número começa com as contribuições em língua espanhola, escritas por nossos colaboradores argentinos: Santiago Diaz, Eduardo Pellejero e Cristina Piña. As questões aqui tracejadas giram em torno das relações entre subjetividade, crítica e arte.

Depois seguem artigos que traçam compreensões variadas em torno da subjetividade, tendo foco nas interfaces entre a psicologia, a psicanálise e a narrativa.

Os textos seguintes tratam das relações entre arte, narrativa e subjetividade, atravessando questões relativas à literatura de autoajuda, ao cinema, às artes plásticas e à literatura.

Fechamos o Dossiê Arte, Narrativas e Subjetividade com uma contribuição especial de Juan Carlos Gorlier, um belo ensaio sobre Cézanne e o quadro Natureza Morta.

Esta edição de Fractal: Revista de Psicologia conta, também, com uma resenha sobre o livro A Fabricação do Humano: Psicanálise, Subjetivação e Cultura, recém-publicado, que se dedica a remeter a psicanálise a questões da atualidade.

Sem mais o que acrescentar, desejo que este número suscite aos leitores reflexões profusas sobre arte, cultura e subjetividade.

Boa Recepção!

Leonardo Pinto de Almeida

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    2014
Universidade Federal Fluminense, Departamento de Psicologia Campus do Gragoatá, bl O, sala 334, 24210-201 - Niterói - RJ - Brasil, Tel.: +55 21 2629-2845 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revista_fractal@yahoo.com.br