Acessibilidade / Reportar erro

Atividade física de crianças com câncer durante a covid-19: o que foi publicado de mais relevante entre agosto de 2019 e julho de 2021?

RESUMO

O objetivo deste trabalho é investigar, na base de dados Science Direct, informações científicas sobre atividade física, covid-19 e câncer infantojuvenil, através de uma revisão integrativa, utilizando três combinações de palavras-chave. Cinquenta publicações mais relevantes de cada combinação de palavras-chave foram selecionadas, e chegou-se a 26 artigos elegíveis no período compreendido entre agosto de 2019 e julho de 2021, dos quais nove eram textos duplicados. Aplicando-se os critérios de exclusão, foram selecionados 11 estudos completos. Constatou-se que o nível de atividade física (AF) de crianças com câncer ou sobreviventes do câncer é baixo e que entre as mudanças causadas pela pandemia de covid-19 estão a diminuição do nível de AF e o aumento do uso de dispositivos tecnológicos. As recomendações mínimas de AF para essa população variam, entretanto há evidências que sustentam sua importância e seus benefícios ao minimizar os efeitos adversos oriundos do próprio câncer e do tratamento médico realizado. As intervenções baseadas em exercícios, para as quais já há evidência de eficácia, devem ser escolhidas e realizadas a partir do tipo de câncer e na fase do tratamento em que a criança está.

Descritores|
Covid-19; Atividade Física; Câncer; Crianças; Crianças Sobreviventes ao Câncer

Universidade de São Paulo Rua Ovídio Pires de Campos, 225 2° andar. , 05403-010 São Paulo SP / Brasil, Tel: 55 11 2661-7703, Fax 55 11 3743-7462 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revfisio@usp.br