Acessibilidade / Reportar erro

Ocorrência de ferrugem em videira em Mato Grosso

Occurrence of grape rust in the State of Mato Grosso, Brazil

NOTAS FITOPATOLÓGICAS PHYTOPATHOLOGICAL NOTES

Ocorrência de ferrugem em videira em Mato Grosso

Occurrence of grape rust in the State of Mato Grosso, Brazil

Napoleão Silvino de Souza

EMPAER-MT, Rua do Pintado s/n, Bairro Ponte Nova, CEP 78115-100, Várzea Grande, MT, Fax (65) 648 9285, e-mail: napo.souza@bol.com.br

ABSTRACT

This paper reports the first occurrence of Phakopsora euvitis causing rust disease in grape (Vitis vinifera) plants in Mato Grosso, Brazil.

Amostras de uva (Vitis vinifera L.), constituídas de folhas, ramos e frutos verdes, encaminhadas ao Laboratório de Fitopatologia da EMPAER-MT, procedentes do município de Cuiabá-MT, em abril de 2003, apresentavam manchas amareladas na face abaxial das folhas, de forma e tamanhos variáveis (Figura 1A). Com o aumento da severidade da doença, as folhas amarelecem e secam. A enfermidade prejudica a cultura, pois um ataque severo, causa desfolhamento precoce, interferindo na produção dos frutos. Com base nos sintomas e sinais observados, ficou evidenciado tratar-se de uma ferrugem.



Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de esclarecer o agente causal e fornecer descrições com ilustrações dos sintomas. Para detecção da doença, realizaram-se estudos morfológicos nas folhas com sintomas da ferrugem, através de exame das estruturas do agente etiológico, utilizando-se raspagens feitas com estilete, sob microscópio esterioscópico e fita durex. As lâminas foram preparadas com água destilada e o corante lactofenol de Amann.

O exame do material infetado para visualização de uredósporos (Figura 1B), nas lâminas submetidas ao microscópio ótico, revelou que o fungo presente nas manchas, com aspecto de pó amarelo, corresponde a Phakopsora euvitis Ono(Ono, Mycologia 92:154-173. 2000), agente causal da ferrugem da folha da videira. O P. euvitis, identificado em videira, no município de Cuiabá-MT, é o agente etiológico da ferrugem. O P. euvitis, foi detectado no Brasil em 2001, no Estado do Paraná (Tessmann et al., Fitopatologia Brasileira 28:157. 2003). Esta constatação constituiu preocupação devido ao grande potencial de dano desse patógeno, em razão do perigo que representa à cultura da uva e a sua rápida disseminação, pois é disseminado pelo vento, pela chuva, por insetos, pelas mãos dos operários e utensílios usados nos trabalhos na plantação.

A incidência de P. euvitis, causador da ferrugem em V. vinifera, em Cuiabá, constitui-se no primeiro relato da doença em plantas de uva no Estado de Mato Grosso.

Aceito para publicação em 12/12/2003

Autor para correspondência: Napoleão Silvino de Souza

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    26 Abr 2004
  • Data do Fascículo
    Abr 2004
Sociedade Brasileira de Fitopatologia SGAS 902 Edifício Athenas - Bloco B, Salas 102/103, 70390-020 Brasília, DF, Tel./Fax: +55 61 3225-2421 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: sbf-revista@ufla.br