Resumo
Objetivo:
Este estudo tem por objetivo avaliar a eficácia de uma intervenção antibullying realizada com adolescentes de escola pública.
Método:
Foi utilizado delineamento longitudinal, quase-experimental, com avaliação em pré-teste e pós-teste imediato. Foram utilizados um questionário sociodemográfico, Cartoon Test, KIDSCREEN-52 e Social Support Appraisals. A intervenção teve quatro edições e consistiu em oito encontros semanais, totalizando 16 horas. Participaram do estudo 69 adolescentes (12-17 anos), sendo 40 alocados no Grupo Experimental e 29 no Grupo Controle.
Resultados:
Após a intervenção, o Grupo Experimental demonstrou melhoras na percepção de bullying, qualidade de vida e apoio social. A análise intergrupos indicou melhor percepção do bullying para o Grupo Experimental.
Conclusão:
A partir dos dados, conclui-se que a intervenção demonstrou eficácia e tem potencial para ser replicada no contexto escolar.
Palavras-chave
Adolescência; Bullying; Prevenção