Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação de uma intervenção antibullying no contexto escolar

Resumo

Objetivo:

Este estudo tem por objetivo avaliar a eficácia de uma intervenção antibullying realizada com adolescentes de escola pública.

Método:

Foi utilizado delineamento longitudinal, quase-experimental, com avaliação em pré-teste e pós-teste imediato. Foram utilizados um questionário sociodemográfico, Cartoon Test, KIDSCREEN-52 e Social Support Appraisals. A intervenção teve quatro edições e consistiu em oito encontros semanais, totalizando 16 horas. Participaram do estudo 69 adolescentes (12-17 anos), sendo 40 alocados no Grupo Experimental e 29 no Grupo Controle.

Resultados:

Após a intervenção, o Grupo Experimental demonstrou melhoras na percepção de bullying, qualidade de vida e apoio social. A análise intergrupos indicou melhor percepção do bullying para o Grupo Experimental.

Conclusão:

A partir dos dados, conclui-se que a intervenção demonstrou eficácia e tem potencial para ser replicada no contexto escolar.

Palavras-chave
Adolescência; Bullying; Prevenção

Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II, Av. John Boyd Dunlop, s/n. Prédio de Odontologia, 13060-900 Campinas - São Paulo Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-7223 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: psychologicalstudies@puc-campinas.edu.br