Acessibilidade / Reportar erro

A influência de irmãos com desenvolvimento típico na sobrecarga e qualidade de vida de pais de adolescentes com síndrome de Down

Resumo

Objetivo:

O objetivo deste estudo foi avaliar a influência da presença de irmãos com desenvolvimento típico na sobrecarga e na qualidade de vida de pais de adolescentes com síndrome de Down.

Métodos:

Foi realizado um estudo transversal e correlacional, com 25 cuidadores divididos em dois grupos: pais com filhos únicos com síndrome de Down e pais com outros filhos com desenvolvimento típico. Os cuidadores foram selecionados a partir de uma amostragem de conveniência e responderam ao World Health Organization Quality of Life, ao Zarit Burden Interview e ao Critério de Classificação Econômica Brasil.

Resultados:

Verificou-se que ambos os grupos apresentaram sobrecarga moderada e qualidade de vida regular para a maioria das famílias, não havendo diferença significativa.

Conclusão:

Conclui-se que a presença de irmãos com desenvolvimento típico não foi fator de influência na sobrecarga e na qualidade de vida de pais de adolescentes com síndrome de Down.

Palavras-chave:
Cuidadores; Síndrome de Down; Família; Relações Familiares; Qualidade de vida

Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II, Av. John Boyd Dunlop, s/n. Prédio de Odontologia, 13060-900 Campinas - São Paulo Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-7223 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: psychologicalstudies@puc-campinas.edu.br