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Práticas educativas parentais, saúde emocional e variáveis sociodemográficas maternas: famílias nucleares e não nucleares

Resumo

Objetivo

Comparar e relacionar práticas educativas parentais e saúde emocional de 62 mães de escolares de famílias nucleares (G1) e não nucleares (G2).

Método

Utilizou-se um inventário de práticas parentais e escalas para avaliação da ansiedade, estresse e depressão.

Resultados

O G1 apresentou significativamente médias superiores para Comportamento Moral. Correlações positivas entre as práticas educativas parentais negativas e indicadores clínicos para saúde emocional materna foram percebidos em ambos os grupos e de forma mais expressiva para G2. Mães mais jovens em G1 indicaram mais sinais de ansiedade-estado. Já para G2, o nível socioeconômico inferior indicou mais sinais de estresse e ansiedade-traço e menos depressão.

Conclusão

Os dados podem contribuir para o planejamento de intervenções.

Palavras-chave
Famílias; Comportamento materno; Saúde mental

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