Acessibilidade / Reportar erro

Uso criativo das tecnologias da informação e comunicação segundo professores e estudantes universitários

Resumo

O objetivo deste estudo foi investigar o papel das tecnologias no desenvolvimento da criatividade na motivação discente segundo professores e estudantes universitários. Nove professores de três grupos – uso criativo, uso tradicional e não uso das Tecnologias da Informação e Comunicação –, participaram de entrevista semiestruturada. Ademais, 249 estudantes responderam ao Inventário de Práticas Docentes para a Criatividade na Educação Superior e à Escala de Motivação para Aprender. No relato docente, não se observou ligação entre tecnologia e desenvolvimento da criatividade discente. Os estudantes cujos professores não utilizavam as Tecnologias da Informação e Comunicação avaliaram mais positivamente as práticas docentes quanto ao estímulo à criatividade. O uso das tecnologias em sala de aula deve ser planejado conforme os objetivos que se pretende alcançar.

Palavras-chave
Educação superior; Inovação; Aprendizagem; Motivação

Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II, Av. John Boyd Dunlop, s/n. Prédio de Odontologia, 13060-900 Campinas - São Paulo Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-7223 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: psychologicalstudies@puc-campinas.edu.br