Acessibilidade / Reportar erro

NO CORAÇÃO DO OFÍCIO: APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA E SENSIBILIDADE PEDAGÓGICA

AT THE HEART OF THE OCCUPATION: TEACHING LEARNING AND PEDAGOGICAL SENSITIVITY

EN EL CORAZÓN DEL OFICIO: ENSEÑANZA APRENDIZAJE Y SENSIBILIDAD PEDAGÓGICA

RESUMO

O artigo teve o objetivo de apresentar os resultados de uma pesquisa que buscou compreender a aprendizagem da profissão docente no momento inicial da formação profissional, particularmente no momento do estágio supervisionado obrigatório. Fundada no quadro teórico-metodológico da ergologia, a pesquisa buscou responder à seguinte questão: quais saberes e elementos os professores envolvidos na atividade de estágio supervisionado – os professores universitários e os professores de escolas – consideram importantes, devendo ser apropriados pelos estudantes estagiários? A investigação foi realizada no âmbito das turmas de estágio do curso de Pedagogia de duas universidades e permitiu revelar a complexidade do processo formativo situado na interface entre estagiários, professores das escolas e da universidade, como também levantar aspectos a serem reposicionados na formação inicial dos professores.

Palavras-chave
Estágio supervisionado; Formação de professores; Trabalho docente; Saberes docentes; Ergologia

Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes Av. Berttrand Russel, 801 - Fac. de Educação - Anexo II - 1 andar - sala 2, CEP: 13083-865, +55 12 99162 5609, Fone / Fax: + 55 19 3521-6710 / 6708 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistas.cedes@linceu.com.br