Acessibilidade / Reportar erro

ANÁLISE DO INDICADOR DE DESENVOLVIMENTO DAS ESCOLAS ESTADUAIS DO ESPÍRITO SANTO

ANALYSIS OF THE DEVELOPMENT INDICATOR IN ESPÍRITO SANTO STATE SCHOOLS

ANÁLISIS DEL INDICADOR DE DESARROLLO DE LAS ESCUELAS ESTATALES DE ESPÍRITO SANTO

RESUMO

Durante a reforma educacional implantada na primeira década deste século no estado do Espírito Santo, foi instaurado, como política de bonificação por desempenho, o Indicador de Desenvolvimento das Escolas. Este artigo foi desenvolvido com o objetivo de analisar a metodologia utilizada na construção do algoritmo do indicador, estabelecendo algumas aproximações com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Para tanto, assume uma metodologia mista exploratória sequencial, subsidiada pela pesquisa documental e por análises correlacionais. Como resultado, percebeu-se que, embora apresente avanços em relação ao indicador nacional, sobretudo por considerar o fator socioeconômico em sua composição, existem fragilidades que são sinalizadas pensando um possível aperfeiçoamento futuro.

Palavras-chave
Indicadores Educacionais; Qualidade da Educação; Avaliação

Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes Av. Berttrand Russel, 801 - Fac. de Educação - Anexo II - 1 andar - sala 2, CEP: 13083-865, +55 12 99162 5609, Fone / Fax: + 55 19 3521-6710 / 6708 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistas.cedes@linceu.com.br