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O QUE INFLUENCIA A ADOÇÃO DE COTAS EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO?

WHAT INFLUENCES THE ADOPTION OF QUOTAS IN GRADUATE PROGRAMS?

¿QUE INFLUENCIA LA ADOPCIÓN DE CUOTAS EN LOS PROGRAMAS DE POSGRADO?

RESUMO

Este trabalho investiga influências para adoção de cotas na Pós-graduação (PPG) stricto sensu de universidades públicas brasileiras, utilizando dados qualitativos e quantitativos. A adoção de cotas em PPG tipicamente envolve a ação de discentes e docentes, atuando como burocratas ativistas, seguindo uma lógica de isomorfismo institucional. A hipótese de burocracia representativa requer estudos mais aprofundados, pois foram identificados resultados conflitantes – enquanto o estudo em profundidade na UnB indicou que a identidade racial dos docentes não se relacionava com a adoção de cotas, o questionário enviado para programas de outras universidades indicou haver essa relação.

Palavras-chave
Cotas; Pós-graduação; Burocracia representativa; Ativismo; Isomorfismo

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