Acessibilidade / Reportar erro

EFICÁCIA DAS COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM NA INCLUSÃO EDUCACIONAL E SOCIAL. UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

RESUMO

As Comunidades de Aprendizagem (CdA) são um projeto implementado em muitos países, cujo objetivo é melhorar o desempenho dos alunos e promover a inclusão por meio do envolvimento de familiares nos centros, grupos interativos, encontros literários dialógicos, organização de professores e dos recursos do centro e a manutenção de altas expectativas para todos os alunos. Este trabalho revisa 16 artigos empíricos publicados nas últimas duas décadas sobre a eficácia das CdA. Especificamente, são analisadas as características dos participantes, a metodologia e os instrumentos de cada estudo. As conclusões apontam para um aumento no desempenho acadêmico dos estudantes e uma melhoria na coesão social, como os principais efeitos das CdA.

Palavras-chave
Ações educacionais bem-sucedidas; Comunidades de Aprendizagem; Educação inclusiva; Encontros literários dialógicos; Grupos interativos

Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes Av. Berttrand Russel, 801 - Fac. de Educação - Anexo II - 1 andar - sala 2, CEP: 13083-865, +55 12 99162 5609, Fone / Fax: + 55 19 3521-6710 / 6708 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistas.cedes@linceu.com.br