Acessibilidade / Reportar erro

PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: REFLEXÕES SOBRE CONSCIÊNCIA FILOSÓFICA E OBJETIVAÇÃO DO GÊNERO HUMANO

HISTORICAL-CRITICAL PEDAGOGY: REFLECTIONS ON PHILOSOPHICAL CONSCIENCE AND HUMAN GENDER OBJECTIVATION

PEDAGOGÍA HISTÓRICO-CRÍTICA: REFLEXIONES SOBRE LA CONCIENCIA FILOSÓFICA Y LA OBJETIVACIÓN DEL GÉNERO HUMANO

RESUMO

A pedagogia histórico-crítica conserva o propósito da superação do projeto burguês de sociabilidade, mantendo vivo o juízo revolucionário abandonado por outras teorias que no curso das últimas décadas se limitaram ao favorecimento do ideário pedagógico neoliberal, validando intencionalidades postas sobre a concepção moderna e burguesa de mundo por intermédio de inúmeras estratégias de reconciliação de consensos. O objetivo deste estudo foi aprofundar os fundamentos relacionados à elevação da consciência filosófica e à objetivação do gênero humano, característicos da pedagogia histórico-crítica. Trata-se de uma investigação de cunho bibliográfico que reflete sobre conceitos inaugurados pelos clássicos que consubstanciaram as bases teóricas e filosóficas dessa teoria pedagógica.

Palavras-chave
Fundamentos da educação; Filosofia da educação; Filosofia da educação.

Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes Av. Berttrand Russel, 801 - Fac. de Educação - Anexo II - 1 andar - sala 2, CEP: 13083-865, +55 12 99162 5609, Fone / Fax: + 55 19 3521-6710 / 6708 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistas.cedes@linceu.com.br