Acessibilidade / Reportar erro

EDUCAÇÃO INFANTIL NA EMILIA-ROMAGNA, ITÁLIA: PARTICIPAÇÃO SOCIAL E DESAFIOS NA GARANTIA DO DIREITO À EDUCAÇÃO

EARLY CHILDHOOD EDUCATION IN EMILIA-ROMAGNA, ITALY: SOCIAL PARTICIPATION AND CHALLENGES IN GUARANTEE OF RIGHTS TO EDUCATION

EDUCACIÓN INFANTIL EN EMILIA-ROMAGNA, ITALIA: PARTICIPACIÓN SOCIAL Y DESAFÍOS EN LA GARANTÍA DEL DERECHO A LA EDUCACIÓN

RESUMO

Este artigo apresenta os resultados da pesquisa de doutorado sobre a educação da criança pequena na região da Emilia-Romagna, Itália, que, além de progressistas práticas pedagógicas, desenvolve políticas públicas que sustentam seu sistema de educação de 0 a 6 anos. Com o aporte teórico do materialismo histórico-dialético, a pesquisa é um estudo de caso de abordagem qualitativa com análise documental. Também foi realizado trabalho de campo de dez meses na Itália. Concluiu-se que a luta social e as administrações de esquerda foram importantes para os avanços da educação infantil na região, mas a não garantia do direito, do dever do Estado e da gratuidade no atendimento na faixa de 0 a 3 anos impede o acesso de todas as crianças à educação, sendo o principal desafio a ser superado pelo poder público.

Palavras-chave
Educação infantil; Emilia-Romagna; Participação social; Políticas públicas; Democracia

Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes Av. Berttrand Russel, 801 - Fac. de Educação - Anexo II - 1 andar - sala 2, CEP: 13083-865, +55 12 99162 5609, Fone / Fax: + 55 19 3521-6710 / 6708 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistas.cedes@linceu.com.br