Acessibilidade / Reportar erro

DESAFIOS ATUAIS DAS CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NO BRASIL

CURRENT CHALLENGES OF THE EDUCATION SCIENCES IN BRAZIL

LOS DESAFÍOS ACTUALES DE CIENCIA DE LA EDUCACIÓN EN BRASIL

RESUMO

O texto visa debater a crise das ciências da educação no Brasil, tendo em vista os dilemas e impasses em que se encontra a investigação na área. Para tanto, apresenta um estudo hermenêutico das compreensões sobre os desafios das ciências da educação alcançadas por meio de um questionário aplicado a cientistas e filósofos da educação brasileira. Em síntese, as ciências da educação são entendidas como: 1) prolongamento de outras ciências; 2) dispersão epistemológica de saberes; e 3) saberes distanciados de seus fundamentos teóricos. Diante dessas três compreensões, o artigo discute a possibilidade de repensar as ciências da educação à luz da hermenêutica reconstrutiva de Habermas.

Palavras-chave
Ciências da educação; Hermenêutica reconstrutiva; Teoria do discurso

Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes Av. Berttrand Russel, 801 - Fac. de Educação - Anexo II - 1 andar - sala 2, CEP: 13083-865, +55 12 99162 5609, Fone / Fax: + 55 19 3521-6710 / 6708 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistas.cedes@linceu.com.br