Acessibilidade / Reportar erro

NOVAS TEMPORALIDADES EDUCACIONAIS NA CONSTRUÇÃO DA CULTURA DA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR

NEW EDUCATIONAL TEMPORALITIES IN THE CONSTRUCTION OF THE SCHOOL ORGANIZATION CULTURE

NUEVAS TEMPORALIDADES EDUCATIVAS EN LA CONSTRUCCIÓN DE LA CULTURA DE ORGANIZACIÓN ESCOLAR

RESUMO

O artigo analisa os efeitos da Nova Gestão Pública e do processo de digitalização na reconfiguração da cultura das organizações escolares. A partir de três dimensões nucleares da cultura (tempo, espaço e ação), reflete-se sobre as metamorfoses culturais desenvolvidas nas organizações escolares. A discussão teórica é sustentada num modelo de análise multidimensional da cultura, que integra na sua matriz distintas faces culturaiscultura escolar, cultura organizacional escolar e cultura organizacional de escola. Esta digressão reflexiva, apoiada metodologicamente na revisitação dos contributos teóricos que marcaram esta problemática, permitiu inferir a presença de formas fragmentadoras de cultura, potenciadas pelo aumento do individualismo, e pela diminuição do sentido de pertença à organização.

Palavras-chave
Temporalidades educacionais; Cultura organizacional escolar; Cultura escolar; Dominação digital

Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes Av. Berttrand Russel, 801 - Fac. de Educação - Anexo II - 1 andar - sala 2, CEP: 13083-865, +55 12 99162 5609, Fone / Fax: + 55 19 3521-6710 / 6708 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistas.cedes@linceu.com.br