RESUMO
O presente artigo apresenta reflexões acerca da Formação de Professores/as no Brasil, no contexto das disputas educacionais, suas políticas de formação e as implicações no fazer docente, compreendendo a multidimensionalidade e a complexidade dos processos formativos e da docência em ato. Neste sentido, este ensaio visa explanar, ancorado em uma proposta qualitativa, alguns processos que marcam a trajetória da história da educação com o objetivo de problematizar a Formação de Professores/as no Brasil, considerando esta como destaque no cenário de disputas e conflitos no campo educacional. Nossa reflexão se pauta na possibilidade de pensar uma formação voltada para o desenvolvimento de professores reflexivos na busca por ressignificar a prática docente, diminuindo assim as polaridades ainda presentes na área em debate. Para discutir o conceito de saberes docentes, contamos com as colaborações de Roldão e Tardif. Consideramos colaborar para a reflexão sobre uma formação de/com professores centrada na concepção do/a professor/a como um adulto em formação capaz de tecer conhecimento através de suas práticas.
Palavras-chave:
Formação de Professores; Políticas de Formação; Saberes Docentes; Professores Reflexivos; Prática Docente