Acessibilidade / Reportar erro

Material didático: um depoimento

Didactic material: a testimony

Resumos

O texto apresenta um depoimento sobre a produção de material didático de Língua Portuguesa, centrado na produção de textos, destinado aos alunos universitários. Começando por assinalar a impossibilidade prática de cada professor elaborar seu próprio material, o que seria o ideal, o autor enumera alguns pontos básicos indispensáveis para um bom material de ensino da língua: partir de uma perspectiva mais lingüística que normativa; compreender a norma culta como uma das variedades da língua e uma variedade não mais calcada unicamente nos textos literários; marcar a distinção entre oralidade e escrita; perceber a distinção entre padrão real e padrão normativo. Do ponto de vista da prática da escrita, valorizar sempre o texto e não a frase, sem descuidar dos aspectos estritamente técnicos do que se escreve, e ter em vista sempre a distinção sutil entre informação e opinião, em torno das quais, afinal, se articula boa parte do que se chama hoje de língua padrão.

ensino de língua portuguesa; produção de material didático; prática de texto


This text presents a testimony about production of didactic material for Portuguese language that focuses text production and is destined to college students. The author starts pointing the impossibility of each teacher elaborate its own material, what would be ideal, he also enumerates some indispensable points for a good language teaching material: use a mainly linguistic perspective than a normative one; to understand standard language as just one variety of language and a variety that is not anymore only based on literary texts; to point the distinction between oral and written language; to notice the distinction between real standard language and the normative one. From the point of view of the practice of writing, didactic material should always pay more attention to text in spite of phrase, of course without loosing the horizon of strictly technique aspects on which is being written; and always having attention to the subtle distinction between information and opinion, around of what, after all, is articulated great part of what is called today standard language.

Portuguese language teaching; didactic material production; text practice


DOSSIÊ - LINGUAGEM E ENSINO: TEMAS E PERSPECTIVAS

Material didático - um depoimento

Didactic material - a testimony

Cristovão Tezza

Doutor em Literatura Brasileira pela USP. Profesor de Língua Portuguesa do DELIN UFPR. ctezza@bol.com.br

RESUMO

O texto apresenta um depoimento sobre a produção de material didático de Língua Portuguesa, centrado na produção de textos, destinado aos alunos universitários. Começando por assinalar a impossibilidade prática de cada professor elaborar seu próprio material, o que seria o ideal, o autor enumera alguns pontos básicos indispensáveis para um bom material de ensino da língua: partir de uma perspectiva mais lingüística que normativa; compreender a norma culta como uma das variedades da língua e uma variedade não mais calcada unicamente nos textos literários; marcar a distinção entre oralidade e escrita; perceber a distinção entre padrão real e padrão normativo. Do ponto de vista da prática da escrita, valorizar sempre o texto e não a frase, sem descuidar dos aspectos estritamente técnicos do que se escreve, e ter em vista sempre a distinção sutil entre informação e opinião, em torno das quais, afinal, se articula boa parte do que se chama hoje de língua padrão.

Palavras-chaves: ensino de língua portuguesa, produção de material didático, prática de texto.

ABSTRACT

This text presents a testimony about production of didactic material for Portuguese language that focuses text production and is destined to college students. The author starts pointing the impossibility of each teacher elaborate its own material, what would be ideal, he also enumerates some indispensable points for a good language teaching material: use a mainly linguistic perspective than a normative one; to understand standard language as just one variety of language and a variety that is not anymore only based on literary texts; to point the distinction between oral and written language; to notice the distinction between real standard language and the normative one. From the point of view of the practice of writing, didactic material should always pay more attention to text in spite of phrase, of course without loosing the horizon of strictly technique aspects on which is being written; and always having attention to the subtle distinction between information and opinion, around of what, after all, is articulated great part of what is called today standard language.

Key-words: Portuguese language teaching, didactic material production, text practice.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Texto recebido em 22 jul. 2002

Texto aprovado em 26 ago. 2002

1 FARACO, C. A.; TEZZA, C. Prática de texto para estudantes universitários. 8. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

  • FARACO, C. A.; TEZZA, C. Prática de texto para estudantes universitários 8. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    04 Mar 2015
  • Data do Fascículo
    Dez 2002

Histórico

  • Aceito
    26 Ago 2002
  • Recebido
    22 Jul 2002
Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: educar@ufpr.br