Acessibilidade / Reportar erro

Integrando o espaço virtual de aprendizagem "Eva" à formação de professores: estudo de caso sobre o currículo de Física no ensino médio

When the teachers' formation is integrating the virtual space of apprenticeship " Eva case study on the curriculum of physics in the secondary education

Este trabalho relata um experimento didático desenvolvido no âmbito de uma proposta de formação inicial de professores de Física. Um ambiente virtual de aprendizagem apóia as aulas presenciais da disciplina curricular denominada Estratégias para o Ensino de Física. O objetivo da proposta de formação é oportunizar que os estudantes exponham suas concepções a cerca do conhecimento profissional, através de atividades que estimulem a reflexão sobre a docência, promovam interatividade e incentivem o trabalho cooperativo. Apresentamos neste artigo os resultados de um dos Estudos de Caso da disciplina: "O Currículo de Física: contexto e reflexões". Analisamos a evolução das concepções dos licenciandos sobre ensino, conteúdo, metodologia, avaliação e currículo. A eficácia e a funcionalidade do ambiente virtual de aprendizagem também foram avaliadas.

formação inicial de professores de Física; ambiente virtual de aprendizagem.


Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antonio Carlos, 6627, CEP 31270-901 Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Tel.: (55 31) 3409-5338, Fax: (55 31) 3409-5337 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ensaio@fae.ufmg.br