Acessibilidade / Reportar erro

AS NOVAS TECNOLOGIAS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA SOB A PERSPECTIVA CONSTRUTIVISTA

Resumo:

Neste trabalho refletimos sobre a utilização das novas tecnologias da informação e da comunicação no processo educativo sob a perspectiva construtivista, apontando desafios para a elaboração de materiais didáticos e para a prática pedagógica. Inicialmente, apresentamos uma visão panorâmica de como o construtivismo pode afetar os materiais didáticos que incorporam as novas tecnologias; em seguida, são tecidas considerações sobre as transformações necessárias de alguns elementos da prática pedagógica, como o papel do professor, o planejamento e a avaliação educacional em projetos de inovação tecnológica na escola, sob a mesma perspectiva. A principal contribuição do artigo é apresentar os encaminhamentos que têm sido dados a essa discussão nas literaturas nacional e estrangeira, o que pode ser útil a quem deseja aproximar-se das tendências atuais da introdução das novas tecnologias na educação.

Abstract:

This paper discusses, within a constructivist framework, the use of new information and communication technologies in the educational process, indicating the consequent challenges posed to instructional design and teaching practice. An overview is given of how the constructivist approach can affect both materials and teaching practices which rely upon such new technologies. From the same perspective, the discussion develops some considerations regarding consequent modifications in the educational aspects of school environment, for example, the role of the teacher and the assessment within projects involving technological innovation. The chief aim of the present work is to provide a review of how this topic has been presented in Brazilian and foreign educational publications, which it is hoped may be of help to those interested in recent trends in the introduction of new technologies in education.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Referências bibliográficas

  • ALONSO, Ángel San Martín. 1998. O método e as decisões sobre os meios didáticos. In: SANCHO, J.M. (Org.). Para Uma Tecnologia Educacional Porto Alegre: Artes Médicas.
  • BASTOS, Fernando. 1998. Construtivismo e Ensino de Ciências. In: NARDI, Roberto. (Org.). Questões Atuais no Ensino de Ciências. SP: Escrituras Editora.
  • BEDNAR, Anne K., CUNNINGHAM, Donald, DUFFY, Thomas M., PERRY, J. David. 1992. Theory into Practice: How do we link? In: DUFFY, T.M., JONASSEN, D.H. (Eds.). Constructivism and the Technology of Instruction: A Conversation. London: Lawrence Erlbaum.
  • BEICHNER, Robert J. 1994. Multimedia editing to promote science learning. Journal of Educational Multimedia and Hypermedia v.3, n.1, p.55-70.
  • BOYLE, Tom. 1997. Design for Multimedia Learning London: Prentice Hall.
  • BROWN, J. S., COLLINS, A., DUGUID, P. 1989. Situated cognition and the culture of learning. Educational Researcher v.18, p.32-42.
  • CANDAU, Vera M. 1991. Informática na Educação: um desafio. Tecnologia Educacional v.20, n.98, 99, p.14-23, jan/abr.1991.
  • CARRAHER, David W. 1992. O papel do computador na aprendizagem. Revista Acesso 3, n.5, p.21-30, jan.1992.
  • CUNNINGHAM, Donald J. 1991. Assessing constructions and constructing assessments: a dialogue. Educational Technology v.31, n.5, p.13-17.
  • CUNNINGHAM, Donald J., DUFFY, Thomas M., KNUTH, Randy A. 1993. The Textbook of the Future. In: MCKNIGHT, C., DILLON, A., RICHARDSON, J. (Eds.). Hypertext: a psychological perspective. New York: Ellis Horwood.
  • DEMO, Pedro. 1998. Professor & Teleducação. Tecnologia Educacional v.26, n.143, p.52-63.
  • DILLON, Andrew. 1996. Myths, Misconceptions and an Alternative Perspective on Information Usage and the Electronic Medium. In: ROUET, J.F., LEVONEN, J.J., DILLON, A., SPIRO, R.J. (Eds.). Hypertext and Cognition NJ: Lawrence Erlbaum.
  • HANNAFIN, Michael, HANNAFIN, Kathleen M., LAND, Susan M., OLIVER, Kevin. 1997. Grounded Practice and the Design of Constructivist Learning Environments. Educational Technology Research & Development v.45, n.3.
  • JACOBSON, Michael J. 1994. Issues in hypertext and hypermedia research: toward a framework for linking theory-to-design. Journal of Educational Multimedia and Hypermedia v.3, n.2, p.141-154.
  • JONASSEN, David. 1991. Objetivism versus Construtivism: Do We Need a New Philosophical Paradigm? Educational Technology Research & Development v.39, n.3, p.5-14.
  • JONASSEN, David H. 1996. Using Mindtools to Develop Critical Thinking and Foster Collaboration in Schools. In: JONASSEN, D.H. (Ed.). Computers in the Classroom: Mindtools for Critical Thinking. NJ: Prentice Hall.
  • JONASSEN, David. 1998. Designing Constructivist Learning Environments. In: REIGELUTH, C. M.. Instructional Theories and Models 2ed. Mahwah: Lawrence Erlbaum.
  • KAWAMURA, Regina. 1998. Linguagem e Novas Tecnologias. In: ALMEIDA, Maria José P.M. de, SILVA, Henrique César da. (Orgs.). Linguagens, Leituras e Ensino da Ciência Campinas: Mercado das Letras.
  • LIGUORI, Laura M. 1997. As Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação no Campo dos Velhos Problemas e Desafios Educacionais. In: LITWIN, Edith (Org.). Tecnologia Educacional - Política, Histórias e Propostas. Porto Alegre: Artes Médicas.
  • MAGGIO, Mariana. 1997. O Campo da Tecnologia Educacional: Algumas Propostas para sua Reconceitualização. In: LITWIN, Edith (Org.). Tecnologia Educacional - Política, Histórias e Propostas. Porto Alegre: Artes Médicas.
  • MARCHIONINI, Gary. 1988. Hypermedia and learning: freedom and chaos. Educational Technology v.28, n.110, p.8-12, nov.1988.
  • MONTEIRO, Eduardo B., REZENDE, Flavia. 1993. Informática e Educação: panorâmica da área segundo artigos dos periódicos nacionais de educação. Tecnologia Educacional v.22, n.110, 111, p.42-49, jan/abr.1993.
  • MORAN, José Manuel. 1998. Internet no ensino universitário: pesquisa e comunicação na sala de aula. Interface - Comunicação, Saúde, Educação n.3, ago.1998.
  • MORGAN, Alistair R. 1995. Student Learning and Student's Experiences: Research, Theory and Practice. In: LOCKWOOD, Fred (Ed.). Open and Distance Learning Today London and New York: Routledge.
  • NELSON, Wayne A., PALUMBO, David B. 1992. Learning, instruction and hypermedia. Journal of Educational Multimedia and Hypermedia v.1, p.287-299.
  • PACHECO, Samuel Bueno. 1997. Internet: as relações de ensino-aprendizagem no hiperespaço. Tecnologia Educacional v.25, n.136, 137, mai/jun/jul/ago.1997.
  • PERKINS, David N. 1992. Technology Meets Constructivism: Do They Make a Marriage? In:, DUFFY, T.M. JONASSEN, D.H. (Eds.).. Constructivism and the Technology of Instruction: A Conversation NJ: Lawrence Erlbaum.
  • PRETTO, Nelson. 1996.Uma escola sem/com futuro - educação e multimídia. Campinas: Papirus.
  • RAKES, Glenda C. 1996. Using the Internet as a tool in a resource-based learning environment. Educational Technology sep/oct.1996.
  • SANCHO, Juana A. 1998. Tecnologia: Um Modo de Transformar o Mundo Carregado de Ambivalência. In: SANCHO, J.M. (Org.). Para Uma Tecnologia Educacional Porto Alegre: Artes Médicas.
  • SAVERY, John R., DUFFY, Thomas M. Problem Based Learning: an instructional model and its constructivist framework. Educational Technology sep-oct.1995.
  • SILVA, Dirceu, MARCHELLI, Paulo Sérgio. 1998. Informática e Linguagem: Análise de Softwares Educativos. In:, ALMEIDA, Maria José P.M. de. SILVA, Henrique César da (Orgs.). Linguagens, Leituras e Ensino da Ciência Campinas: Mercado de Letras.
  • SPIRO, Rand J., FELTOVITCH, Paul J., JACOBSON, Michael J., COULSON, Richard L. 1992. Cognitive Flexibility, Constructivism and Hypertext: Random Access Instruction for Advanced Knowledge Acquisition in Ill-Structured Domains. In: DUFFY, T.M. JONASSEN, D.H. (Eds.).. Constructivism and the Technology of Instruction: A Conversation NJ: Lawrence Erlbaum.
  • STRUCHINER, Miriam, REZENDE, Flavia, RICCIARDI, Regina M. V., CARVALHO, Maria Alice P. de. 1998. Elementos Fundamentais para o desenvolvimento de ambientes construtivistas de aprendizagem a distância. Tecnologia Educacional v.26, n.142, p.3 11, jul/ago/set.1998.
  • VALENTE, José A. 1993. Diferentes usos do computador na Educação. Em Aberto Brasília, 12, n.57, p.3-16, jan/mar.1993.
  • VYGOTSKY, L. 1984. A Formação Social da Mente: O Desenvolvimento dos Processos Psicológicos Superiores. São Paulo: Martins Fontes.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jun 2000
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antonio Carlos, 6627, CEP 31270-901 Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Tel.: (55 31) 3409-5338, Fax: (55 31) 3409-5337 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ensaio@fae.ufmg.br