Acessibilidade / Reportar erro

A RELAÇÃO ENTRE MODELOS DE CAUSALIDADE E DESEMPENHO DE ESTUDANTES EM ATIVIDADES INVESTIGATIVAS

LA RELACIÓN ENTRE LOS MODELOS DE CAUSALIDAD Y EL DESEMPEÑO DE LOS ESTUDIANTES EN LAS ACTIVIDADES DE INVESTIGACIÓN

THE RELATIONSHIP BETWEEN CAUSALITY MODELS AND STUDENTS’ PERFORMANCE IN INVESTIGATIVE ACTIVITIES

RESUMO:

O objetivo deste trabalho é explorar a relação entre modelos de causalidade e o desempenho experimental de estudantes durante atividades investigativas. Noventa e dois alunos da primeira série do Ensino Médio de uma escola pública federal participaram desta pesquisa quantitativa, com delineamento pré-experimental, na qual foram indagados sobre a causalidade das variáveis antes e após a realização de atividades investigativas por meio de uma simulação computacional. Os resultados sugerem que os participantes que apresentaram um modelo mais adequado de causalidade entre as variáveis envolvidas tenderam a apresentar estratégias mais adequadas de experimentação, resultando em um melhor desempenho experimental e escores superiores no questionário final.

Palavras-chave:
Causalidade; Atividade investigativa; Ensino de Ciências

Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antonio Carlos, 6627, CEP 31270-901 Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Tel.: (55 31) 3409-5338, Fax: (55 31) 3409-5337 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ensaio@fae.ufmg.br