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Concepções de saúde no livro didático de ciências

Health conceptions in science textbooks

Resumos

Este trabalho discute quais concepções de saúde permeiam o texto de uma coleção de livros didáticos de ciências, utilizando a Análise de Conteúdo como definida por Bardin, para a análise dos textos como principal referencial metodológico. Observamos que, de forma geral, as concepções higienistas e as pautadas nos aspectos anatômicos/fisiológicos predominam nos livros da coleção analisada. O conceito mais amplo de saúde introduzido a partir da Conferência de Ottawa em 1986 foi pouco explorado pelos textos analisados. Vimos também que, no livro como um todo, não há muitas referências a uma visão mais ampliada da saúde, compreendida enquanto qualidade de vida e não apenas como ausência de doença. Esta maior ênfase nos condicionantes biológicos relacionados à saúde, que representa uma escolha criticada pelo PCN.

educação em saúde; análise de conteúdo; livro didático.


This paper discusses which conceptions of health underlie a collection of science textbooks, using Content Analysis, as defined by Bardin, as the main methodological reference. Our results show that views of Health in connection with Hygiene and Biology were the most frequently present in the textbooks. Broader conceptions of Health, as those introduced by the Ottawa Conference in 1986, were fully explored. There were not many references to conceptions of Health as well being and not only as the absence of disease. The greater emphasis in Biological determinants represents a choice which is criticized by the Brazilian Curriculum Guidelines (PCN).

content analysis; health; science textbooks.


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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    2008
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