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CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO DE SENTIDOS EM TEXTOS DIDÁTICOS1 1 Apoio CNPq

Conditions of Senses Productions in Didatic Texts

Resumo:

O trabalho discute o uso de textos numa escola de jovens e adultos, com um sistema de ensino individualizado localizado no interior do estado de São Paulo, na disciplina de ciências. Tomando como referência a análise do discurso da escola francesa, o trabalho enfatiza como alguns aspectos, considerados negativos pelos professores, puderam detonar propostas de mudanças, visando a melhoria do ensino naquela escola. Dentre esses aspectos negativos, cito a precariedade do material didático, atravessado pelo silêncio que foi imposto pelo político na época da ditadura. Também levanto a questão de que este mesmo material didático tão criticado pelos professores, pôde levar os estudantes à leituras e interpretações inesperadas, levando-nos a supor que as leituras dependem muito mais da interação entre os sujeitos e os textos, do que necessariamente do dizer do autor.

Palavras Chaves:
ensino de ciências; análise do discurso; educação de jovens e adultos.

Abstract:

This research discuss the use of texts in science education, in a adult education school located in the State of São Paulo. Taking as reference the discourse analysis of the French school, the research emphasizes how aspects known as negatives ones by the teachers, got to beginning changing ideas, aiming for the education improvement in that school. Between all this negative aspect, I point the precariousness of didactic materials, passed by the silence which was imposed by politics in those dictatorship' days. I also bring up in discussion the idea that same didactic materials, which are always criticized by teachers, can take students to unexpected readings and interpretations, taking us to assume how the reading depend much more the interaction between individual and texts, that the speech of the author.

Keywords:
cience education; discourse analysis; adult education.

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    Nesse livro pode-se ter uma idéia da produção de materiais pelo sistema comportamentalista. É um manual sobre o ensino individualizado, onde se fazem observações de como se deve elaborar objetivos bem definidos e comunicá-los abertamente aos alunos. Nas avaliações existe, entre outras coisas, uma sugestão de se abolir notas e séries e também uma discussão sobre o tempo que deve ser dado ao aluno para as atividades conforme suas necessidades.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jun 2006

Histórico

  • Recebido
    30 Jan 2006
  • Aceito
    24 Maio 2006
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