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Carta-convite à comunidade da área de Educação em Ciências para submissão/avaliação de artigos na temática “Diferenças, multiculturalismo e interculturalidade na Educação em Ciências”

Estimada comunidade,

No ano de 2020, os membros da editoria da revista Ensaio, a partir de um levantamento dos artigos publicados no periódico no período de 2017 a 2019, constataram um baixo número de publicações em determinadas áreas temáticas (considerando como parâmetro as 12 linhas de pesquisa da área de Educação em Ciências cadastradas no ENPEC). A partir disso, elaboramos um plano editorial para a revista para o ano de 2021 visando a valorização dessas temáticas. Uma das linhas de pesquisa nas quais constatamos um baixo número de trabalhos publicados é Diferenças, multiculturalismo e interculturalidade na Educação em Ciências.

Essa linha trata das seguintes temáticas - Diferença, multiculturalismo, interculturalidade e relações com a Educação em Ciências - e aborda temas como inclusão, gênero, religião, classe; educação para relações étnico-raciais; educação do campo, indígena, quilombola e de outros grupos sociais específicos; políticas de ações afirmativas. Tais temáticas se enquadram no que vem sendo definido como Cultura, Social e Gênero (i.e. Culture, Social and Gender) por pesquisas internacionais (e.g. Tsai & Wen, 2005Tsai, C. C.; Wen, M. L. (2005). Research and trends in science education from 1998 to 2002: A content analysis of publication in selected journals. International Journal of Science Education, 27(1), 3-14. https://doi.org/10.1080/0950069042000243727
https://doi.org/10.1080/0950069042000243...
; Lee, Wu & Tsai, 2009Lee, M. H.; Wu, Y. T.; Tsai, C. C. (2009). Research trends in science education from 2003 to 2007: A content analysis of publications in selected journals. International Journal of Science Education, 31(15), 1999-2020. https://doi.org/10.1080/09500690802314876
https://doi.org/10.1080/0950069080231487...
; Lin, Lin & Tsai, 2014Lin, T. C.; Lin, T. J.; Tsai, C. C. (2014). Research Trends in Science Education from 2008 to 2012: A systematic content analysis of publications in selected journals. International Journal of Science Education, 36(8), 1346-1372. https://doi.org/10.1080/09500693.2013.864428
https://doi.org/10.1080/09500693.2013.86...
). Em revisões bibliográficas realizadas por este grupo de pesquisa a cada cinco anos, nota-se uma tendência de aumento no número de trabalhos nessa área temática no período de 2008 a 2012. Porém, este aumento não foi suficiente para superar as duas primeiras revisões, nas quais a temática teve 14,3% e 6,8% das pesquisas em revistas proeminentes da área (Lin, Lin, Potvin & Tsai, 2019Lin, T. J.; Lin, T. C.; Potvin, P.; Tsai, C. C. (2019). Research trends in science education from 2013 to 2017: a systematic content analysis of publications in selected journals. International Journal of Science Education, 41(3), 367-387. https://doi.org/10.1080/09500693.2018.1550274
https://doi.org/10.1080/09500693.2018.15...
). O conjunto de autores não analisa em detalhes a tendência identificada, mas indicam que pode haver um papel importante da equipe de editoria em selecionar mais artigos de algumas temáticas (Tsai & Wen, 2005). Os números, porém, nos indicam que a área temática precisa ser mais investigada, seja em âmbito naional, seja internacional.

Considerando ainda nosso plano editorial para o ano de 2021, a Revista Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências publicou recentemente o um editorial (Mendonça & Franco, 2021Mendonça, Paula Cristina Cardoso; Franco, Luiz Gustavo. (2021). A ciência aberta e a área de educação em ciências: perspectivas e diálogos.Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte),23, e29175. Epub 08 de feveiro de 2021. https://dx.doi.org/10.1590/1983-21172021230102
https://doi.org/10.1590/1983-21172021230...
), o qual indica consonância com as práticas editoriais do movimento Ciência Aberta. Os pilares da Ciência Aberta são: transparência, reutilização de dados de pesquisas, reprodutibilidade de resultados e metodologias, cooperação e responsabilidade nos processos de publicação e revisão. Uma das ações que pretendemos implementar, gradativamente, nessa direção, é a revisão aberta entre pares (open peer review). Práticas como essa podem proporcionar o diálogo mais efetivo entre autores e pareceristas, o aprofundamento de questões relevantes para o campo, além do devido reconhecimento do trabalho de revisores, por meio da publicação do parecer sob forma de artigo. A revisão aberta não só aumenta a transparência do processo de arbitragem, como também funciona como uma ação formativa para as pessoas iniciantes em nossa comunidade.

Nesse sentido, convidamos a comunidade acadêmica a enviar trabalhos para publicação na revista Ensaio na linha temática Diferenças, multiculturalismo e interculturalidade na Educação em Ciências. Aliado a isso, reafirmamos nossa iniciativa de incorporar a prática de revisão aberta entre pares na avaliação dos trabalhos. Os manuscritos passarão pelas mesmas etapas de revisão que os demais artigos submetidos à revista. No momento da submissão, os pesquisadores poderão indicar o desejo de participar do processo de revisão aberta e, caso a equipe editorial identifique potencial no artigo, ele será encaminhado a pareceristas que produzirão um parecer também no formato de artigo, compondo um relatório de especialistas sobre o tema abordado. Nosso desejo é construir/fortalecer uma comunidade que compartilhe dos ideais da Ciência Aberta, além de caminhar na direção de uma pesquisa em Educação em Ciências acessível e transparente.

Pedimos que compartilhe esta mensagem com outras pessoas de nossa comunidade, de forma a aumentarmos o alcance da proposta e a potencializarmos a diversidade em nossas discussões.

Cordialmente, nos despedimos desejando paz e serenidade.

Equipe Editorial da Revista Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Renata OrofinoGlauco dos Santos Ferreira da Silva

Referências Bibliográficas

  • Lee, M. H.; Wu, Y. T.; Tsai, C. C. (2009). Research trends in science education from 2003 to 2007: A content analysis of publications in selected journals. International Journal of Science Education, 31(15), 1999-2020. https://doi.org/10.1080/09500690802314876
    » https://doi.org/10.1080/09500690802314876
  • Lin, T. C.; Lin, T. J.; Tsai, C. C. (2014). Research Trends in Science Education from 2008 to 2012: A systematic content analysis of publications in selected journals. International Journal of Science Education, 36(8), 1346-1372. https://doi.org/10.1080/09500693.2013.864428
    » https://doi.org/10.1080/09500693.2013.864428
  • Lin, T. J.; Lin, T. C.; Potvin, P.; Tsai, C. C. (2019). Research trends in science education from 2013 to 2017: a systematic content analysis of publications in selected journals. International Journal of Science Education, 41(3), 367-387. https://doi.org/10.1080/09500693.2018.1550274
    » https://doi.org/10.1080/09500693.2018.1550274
  • Mendonça, Paula Cristina Cardoso; Franco, Luiz Gustavo. (2021). A ciência aberta e a área de educação em ciências: perspectivas e diálogos.Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte),23, e29175. Epub 08 de feveiro de 2021. https://dx.doi.org/10.1590/1983-21172021230102
    » https://doi.org/10.1590/1983-21172021230102
  • Tsai, C. C.; Wen, M. L. (2005). Research and trends in science education from 1998 to 2002: A content analysis of publication in selected journals. International Journal of Science Education, 27(1), 3-14. https://doi.org/10.1080/0950069042000243727
    » https://doi.org/10.1080/0950069042000243727

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    04 Jun 2021
  • Data do Fascículo
    2021
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