Acessibilidade / Reportar erro

Vidas desperdiçadas?: uma análise de Estamira, de Marcos Prado, e No quarto de Vanda, de Pedro Costa

Wasted lives?: an analysis of Estamira, by Marcos Prado, and No quarto de Vanda, by Pedro Costa

Resumos

Vanda e Estamira seriam apenas mulheres comuns, inseridas em universos sociais desfavorecidos e em vias de extinção. Mas, alçadas pelas mãos de cineastas, são transformadas em personagens de si mesmas e ganham o lugar que historicamente lhes foi sempre negado: o da fala. Ao mesmo tempo em que aproximam o real do representado essas docu-ficções convidam à reflexão acerca do que Zygmunt Bauman define como "vidas desperdiçadas". Com uma linguagem cinematográfica contrária à dos cânones, os cineastas Marcos Prado e Pedro Costa contribuem, por meio de um raro recorte, para a construção identitária de parte das sociedades portuguesa e brasileira. E ainda que seja grande a distância espaço-temporal que separa essas duas mulheres, a comparação das obras é algo possível e fecundo.

crítica cinematográfica; representação; gênero; sociedade


Vanda and Estamira would only be taken as ordinary women placed in underprivileged social universes and on the brink of extinction. However, when hoisted by the hands of filmmakers, they are transformed into characters of their own and make room for something that has always been historically denied to them: the speech. While approaching the realistic to the represented, these docu-fictions are an invitation to ponder over what Bauman defines as "wasted lives". By making use of a cinematographic language contrary to the ones of the canons, the filmmakers Pedro Costa and Marcos Prado contribute to, by means of a rare snip, an identitary and partial construction of the Portuguese and Brazilian society. Despite of the substantial temporal-spatial distance between these two women, the comparison of the works of art is something possible and high-yielding.

cinematographic criticism; representation; gender; society


  • AZEREDO, Mônica Horta (2012). A representação do feminino heroico na literatura e no cinema: uma análise das obras Quarto de despejo: diário de uma favelada (Carolina Maria de Jesus), Estamira, e Estamira para todos e para ninguém (Marcos Prado), De salto alto e Tudo sobre minha mãe (Pedro Almodóvar). Tese (Doutorado em Literatura) – Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Universidade de Brasília, Brasília; Université Rennes 2 Haute Bretagne, Lettres Étrangères, Portugais.
  • BARTHES, Roland (2007). Aula. São Paulo: Cultrix.
  • BAUMAN, Zygmunt (2005). Vidas desperdiçadas Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor.
  • BERGALA, Alain, (2010). Duplo negro. In: DUARTE, Daniel Ribeiro et al (orgs.). O cinema de Pedro Costa. São Paulo: Centro Cultural do Banco do Brasil.
  • BRAGANÇA, Felipe (2010). Vanda e Ventura: elogio aos ruídos como fonte de beleza. In: DUARTE, Daniel Ribeiro et al (orgs.). O cinema de Pedro Costa. São Paulo: Centro Cultural do Banco do Brasil.
  • BRUZZI, Stella (2000). New documentary: a critical introduction. Londres: Routledge.
  • COMOLLI, Jean-Louis (2008). Ver e poder: a inocência perdida: cinema, televisão, ficção, documentário. Belo Horizonte: Editora UFMG.
  • _________ (2010). Corpos e quadros, notas sobre três filmes de Pedro Costa: Ossos, No quarto de Vanda, Juventude em marcha In: DUARTE, Daniel Ribeiro et al (orgs.). O cinema de Pedro Costa. São Paulo: Centro Cultural do Banco do Brasil.
  • COSTA, Pedro (2010). Uma porta fechada que nos deixa a imaginar (transcrição parcial do curso de cinema na Escola de Cinema de Tóquio), In: DUARTE, Daniel Ribeiro et al (orgs.).  O cinema de Pedro Costa. São Paulo: Centro Cultural do Banco do Brasil.
  • DALCASTAGNÈ, Regina (2012). Literatura brasileira contemporânea: um território contestado. Vinhedo: Horizonte; Rio de Janeiro: EdUERJ.
  • ESTAMIRA (2004). Direção e roteiro: Marcos Prado. Produção: Marcos Prado e José Padilha. Depoimentos: Estamira e outros. Edição: Tuco. Música: Décio Rocha. Distribuição: Riofilme / Zazen Produções Audiovisuais. Brasil. 1 DVD (116 min).
  • HUTCHEON, Linda (2010). O carnavalesco e a narrativa contemporânea: cultura popular e erotismo. In: RIBEIRO, Ana Paula Goulart; SACRAMENTO, Igor. (orgs) Mikahil Bakhtin Linguagem, Cultura e Mídia. São Carlos: Pedro e João Editores.
  • NICHOLS, Bill (2008). Introdução do documentário Campinas: Papirus.
  • NO QUARTO DE VANDA (2000). Direção e roteiro: Pedro Costa. Produção: Francisco Villa-Lobos, Karl Baumgardner e Andres Pfaeffli. Montagem: Dominique Auvray e Patricia Saramago. Música: Phillippe Morel. Portugal, Alemanha, Suiça, Itália.
  • PENAFRIA, Manuela (2005). Em busca do perfeito realismo. Revista Tecnologia e Sociedade, Curitiba, n. 1.
  • PONZIO, Augusto (2010). Bakhtin: literatura, cultura e linguagem. Conferência, 3 nov., Brasília.
  • SILVA, Mateus Araújo Silva (2010). Pedro Costa e sua poética da pobreza. In: DUARTE, Daniel Ribeiro et al (orgs.). O cinema de Pedro Costa. São Paulo: Centro Cultural do Banco do Brasil.
  • SILVESTRE, Cláudia Sofia Varela (2004). Documentarismo português na televisão: o discurso nos documentários com expressão no programa Docs da RTP2. Tese (Doutorado em Comunicação Social) – Escola de Comunicação Social, Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal.
  • SWAIN, Tânia Navarro (2012). A construção das mulheres: a renovação do patriarcado. <http://gefem.blogspot.com.br>. Acesso em: 30 out. 2012.
  • WOODWARD, Kathryn (2000). Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (org.) (2000). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    02 Jul 2013
  • Data do Fascículo
    Jun 2013

Histórico

  • Recebido
    Maio 2012
  • Aceito
    Out 2012
Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea, Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília (UnB) Programa de Pós-Graduação em Literatura, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Universidade de Brasília , ICC Sul, Ala B, Sobreloja, sala B1-8, Campus Universitário Darcy Ribeiro , CEP 70910-900 – Brasília/DF – Brasil, Tel.: 55 61 3107-7213 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revistaestudos@gmail.com