Acessibilidade / Reportar erro

Espaço vivido e espaço mental: Dalton Trevisan e a dicotomia social do urbanismo curitibano

"Lived and Mental Space: Dalton Trevisan and the Social Dichotomy of Curitiba's Urbanism"

Resumos

Este ensaio trata dos contos de Dalton Trevisan e da cidade de Curitiba dentro do contexto do urbanismo como "espaço vivido", para usar a terminologia de André Lefebvre, a fim de entender a dicotomia social entre uma mentalidade rural e uma modernidade urbana. Contrastando os elogios de Curitiba como "cidade verde" com os cenários tragicômicos e nefastos perfilados nas narrativas trevisanianas, este estudo aponta para os vestígios sócio-históricos do passado colonial da cidade e como aquela experiência social ainda marca o comportamento local. Além de mostrar como os contos trevisanianos tendem para o universal, por causa do seu diálogo altamente consciente com o leitor e apesar do seu enfoque regional, sublinhamos como a contradição entre o sardônico e o afetivo revela o lado sentimental mas perturbador dessa comédia humana. Com alusões aos seus contos e haicais como as "imagens-pensantes" (de Walter Benjamin), esta leitura também dá enfoque ao aspecto performativo da sua obra, que serve para desmascarar a hipocrisia escondida nas consciências urbanas dos personagens e dos seus próprios leitores. Contra o espaço mental formulado por planejadores-urbanistas, vê-se como o "espaço vivido" pelos habitantes não coaduna bem com a imagem ecológica promulgada. Porém, no meio da evocação vampiresca da cidade por parte do autor, sempre surge uma dose de compaixão e saudade que, afinal de contas, desafia a imagem de Dalton Trevisan como crítico mordaz e insensível perante a sua Curitiba.

Curitiba; Dalton Trevisan; espaço; contos


This essay deals with the short stories of Dalton Trevisan and the city of Curitiba within the context of urbanism as "lived space", using André Lefebvre’s terminology, with the aim of understanding the social dichotomy between a rural mentality and an urban modernity. By contrasting the many praises that Curitiba has received as a "green city" with tragic-comic and ominous scenarios played out in Trevisan’s narratives, this study points to the socio-historic vestiges of its past as a colonial city and how that social experience still marks local behavior. Besides illustrating how Trevisan’s short stories tend toward the universal, due to their highly conscious dialog with the reader and in spite of its regional focus, we underscore how the contradiction between the sardonic and the affective uncovers the sentimental yet disturbing side of this Human Comedy. With allusions to his stories and haikus as "thinking images" (coined by Walter Benjamin), this reading also emphasizes the performative aspect of his work that serves to unmask the hidden hypocrisy within the urban consciences of his protagonists and those of his readers. In opposition to the mental space formulated by urban planners, one sees how "space lived" by its inhabitants does not tie well into the highly promulgated ecological image of the city. However, in the midst of the city’s vampiresque evocation emanating from the author himself, there always emerges a dose of compassion and nostalgia which in the final analysis challenges Dalton Trevisan’s image as a mordant and insensitive critic of his Curitiba.

Curitiba; Dalton Trevisan; space; short stories


  • BAUMAN, Zygmunt (2005). Confiança e medo na cidade Rio de Janeiro: Zahar.
  • BENJAMIN, Walter (2008). One-way street and other writings Tradução de J. A. Underwood. London: Penguin.
  • BRUGMANN, Jeb (2009). Welcome to the urban revolution: how cities are changing the world. New York: Bloomsbury.
  • CANCLINI, Néstor García (1989). Culturas híbridas: estrategias para entrar y salir de la modernidad. Ciudad de México: Grijalbo.
  • GILLOCH, Graeme (1996). Myth & metropolis: Walter Benjamin and the city. Cambridge, UK: Polity.
  • GORDUS, Andrew (1998). The vampiric and the urban space in Dalton Trevisan’s O vampiro de Curitiba Rocky Mountain Review, Spring, p. 13-26.
  • HOLANDA, Sérgio Buarque de (1936). Raízes do Brasil Rio de Janeiro: José Olympio.
  • KAWIN, Bruce (1972). Telling it again and again: repetition in literature and film. Ithaca: Cornell University Press.
  • LEFEBVRE, Henri (2005). The production of space Tradução de Donald Nicholson-Smith. Oxford: Blackwell.
  • POE, Edgar Allan (1846). The philosophy of composition. Graham’s Magazine, Philadelphia, v. 28, n. 4, p. 163-167.
  • SANCHES NETO, Miguel (1996). Biblioteca Trevisan Curitiba: Editora UFPR.
  • SCHECHNER, Richard (2002). Performance studies: an introduction. New York: Routledge.
  • SIMMEL, Georg (1969). The metropolis and mental life. In: SENNETT, Richard (ed.). Classic essays on the culture of cities New York: Appleton-Century-Crofts.
  • TREVISAN, Dalton (1974). O vampiro de Curitiba São Paulo: Civilização Brasileira, José Olympio e Três.
  • ________ (1979). Novelas nada exemplares 5 ed. Rio de Janeiro: Record.
  • ________ (1980). Virgem louca, loucos beijos Rio de Janeiro: Record.
  • ________ (1992). Em busca de Curitiba perdida Rio de Janeiro: Record.
  • ________ (1994). Ah, é?: ministórias. Rio de Janeiro: Record.
  • ________ (1997). 234: ministórias. Rio de Janeiro: Record.
  • ________ (2002). Pico na veia Rio de Janeiro: Record.
  • ________ (2005). Rita, Ritinha Ritona Rio de Janeiro: Record.
  • ________ (2006). Macho não ganha flor Rio de Janeiro: Record.
  • VIEIRA, Nelson (1984). Narrative in Dalton Trevisan. Modern Language Studies, v. 14, n. 1, p. 11-21.
  • WALDMAN, Berta (2009). Faca no coração: uma leitura da obra de Dalton Trevisan. Minas Gerais: Suplemento Literário, v. 1321, p. 5-7.
  • ZIZEK! (2005). Direção: Astra Taylor. Produção: Lawrence Konner. Canada/USA: Zeigeist Films. 1 DVD (71 minutos).

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    08 Jan 2014
  • Data do Fascículo
    Dez 2013

Histórico

  • Recebido
    Dez 2012
  • Aceito
    Abr 2013
Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea, Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília (UnB) Programa de Pós-Graduação em Literatura, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Universidade de Brasília , ICC Sul, Ala B, Sobreloja, sala B1-8, Campus Universitário Darcy Ribeiro , CEP 70910-900 – Brasília/DF – Brasil, Tel.: 55 61 3107-7213 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revistaestudos@gmail.com