Acessibilidade / Reportar erro

Poesia ao vivo: algumas implicações políticas e estéticas da cena literária nas quebradas de São Paulo

Live poetry: some aesthetic and political implications of the literary scene in the hoods of São Paulo

Poesía en vivo: algunas implicaciones políticas y estéticas de la escena literaria en los barrios de la periferia de São Paulo

resumo

Este artigo é resultado da observação recente da cena literária dos saraus e slams de poesia na cidade de São Paulo. Organizados e frequentados especialmente por jovens de classes economicamente menos privilegiadas de regiões pobres e periféricas da cidade, saraus literários e slams de poesia sugerem interessantes questões de natureza política, ética e estética. Defendo que esses eventos em que predomina a performance de poesia são potencialmente revolucionários não apenas pelas mensagens de contestação e ameaça que muitos textos, flagrantemente inspirados pela cultura hip-hop, veiculam, mas, sobretudo, pelo modo como eles são apresentados e pela rede de sociabilidade "marginal" que eles ajudam a estabelecer. Atrelados ao movimento maior de fortalecimento das vozes subalternas na sociedade brasileira, slams e saraus têm contribuído para a construção de discursos contra-hegemônicos que potencialmente desestabilizam representações sociais cristalizadas. Ao mesmo tempo, desafiam noções amplamente aceitas sobre o que é literatura, como ela é produzida e difundida.

Palavras-chave:
literatura marginal; sarau; slams de poesia; circulação da literatura

Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea, Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília (UnB) Programa de Pós-Graduação em Literatura, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Universidade de Brasília , ICC Sul, Ala B, Sobreloja, sala B1-8, Campus Universitário Darcy Ribeiro , CEP 70910-900 – Brasília/DF – Brasil, Tel.: 55 61 3107-7213 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revistaestudos@gmail.com