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Mário Augusto Medeiros da Silva - A descoberta do insólito: literatura negra e literatura periférica no Brasil (1960-2000)

Rio de Janeiro: Aeroplano, 2013

Para além das efemérides geradas pela Copa do Mundo e pelas eleições no Brasil, observou-se, em 2014, uma miríade de solenidades pelo país afora. A memória revelou-se, para o bem ou para o mal, bastião maior de eventos, debates, encontros e atos culturais e políticos. Em especial, "comemorou-se" o centenário de Carolina Maria de Jesus, os cinquenta anos de publicação da obra A integração do negro na sociedade de classes (2008 [1964]), de Florestan Fernandes, e, sobretudo, o cinquentenário do golpe civil-militar no Brasil - com a entrega, no fim desse ano, do relatório final da Comissão Nacional da Verdade, em cerimônia oficial no Palácio do Planalto, à presidenta Dilma Rousseff. Em pesquisa de vigor invejável, o sociólogo Mário Augusto Medeiros da Silva, na obra A descoberta do insólito: literatura negra e literatura periférica no Brasil (1960-2000), explora habilmente questões que tangenciam essas três datas trazidas à memória.

Nesse sentido, Walter (Benjamin 1996BENJAMIN, Walter (1996). Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense.) parece apropriado, hoje, para ponderar o entusiasmo às vezes impensado em torno das datas solenes. Para o filósofo, "rememorar" não é sinônimo de "comemorar". A comemoração estaria calcada numa celebração piedosa, meramente contemplativa - comum aos cerimoniais públicos. A rememoração, pelo contrário, seria um zelo que agiria sobre o presente, equacionando-o de forma reflexiva. Jeanne Marie Gagnebin (2006)GAGNEBIN, Jeanne Marie (2006). Lembrar, escrever, esquecer. São Paulo: 34., em raciocínio consoante ao de Benjamin, alerta que é um imperativo lembrar o passado; porém, não só "lembrar por lembrar", numa espécie de culto estanque ao que passou: a reivindicação do não esquecimento não é apelo a comemorações oficiais; é, isso sim, exigência para um exame mais esclarecedor do passado, capaz de produzir instrumentos de análise para a melhor compreensão do presente. E, visto que a memória funciona como ascese da história, o pesquisador, tanto quanto possível, deve abrir-se aos buracos, às lacunas, ao esquecido e recalcado, para exprimir "aquilo que ainda não teve direito nem à lembrança nem às palavras" (Gagnebin, 2006GAGNEBIN, Jeanne Marie (2006). Lembrar, escrever, esquecer. São Paulo: 34., p. 55).

A pesquisa de Mário Augusto, nessa medida, escova a história a contrapelo, pois, antes de apontar para uma imagem intocável e estática do passado, enquanto monumento simbólico, vazio e que nada instrui sobre o porvir, busca construir uma experiência com ele - no sentido benjaminiano do termo -, tendo como alicerce artefatos materiais e simbólicos diversos: documentos, narrativas, memórias, testemunhos. Prova disso é o provocante início do livro, que lança uma questão chave que percorrerá as entrelinhas de toda a sua pesquisa sociológica - e arqueológica, dada a ênfase na apreciação de múltiplos vestígios históricos. O que explica o surgimento, muitas vezes em condições e situações bastante adversas, de um criador literário?

[O que explica a concepção de um grande livro,] longe de escrivaninhas, dos círculos cultos ou cultuados e do sossego das bibliotecas bem servidas? Primo Levi nos campos de concentração; Jean Genet nas cadeias francesas; Luiz Alberto Mendes no Presídio Carandiru; Pepetela e Luandino Vieira no calor das guerrilhas de libertação angolanas; Carolina Maria de Jesus na favela do Canindé; João Antônio em Vila Anastácio etc.; Graciliano Ramos na prisão e no porão de navios; Lima Barreto no cemitério dos vivos; De Sade nas masmorras. Os exemplos são vários e contínuos na história literária (p. 24, grifos do original).

De fato, são muitos, e o autor faz emergir alguns deles em sua obra - às vezes, esquecidos pela crítica ou deixados de lado pela história.

Prêmio para Jovens Cientistas do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, em 2013, e Menção Honrosa da Associação Nacional de Pós-Graduação em Ciências Sociais, em 2012, o pesquisador da Unicamp debruça-se sobre intelectuais e ativistas brasileiros que se autodenominaram negros ou periféricos, a fim de explorar, a partir de fontes primárias e secundárias - entrevistas, observação direta, participação em eventos, exame de documentos, gravações, leitura de acervos, fotos -, as relações de alguns escritores com coletivos culturais, privilegiando as dificuldades de publicação, as questões identitárias inerentes às propostas estéticas, os processos criativos e as proximidades e distâncias entre as concepções de literatura negra e, mais recentemente, literatura periférica no Brasil.

A partir disso, o livro discute aspectos das trajetórias e obras de alguns autores e coletivos de escritores negros e periféricos na segunda metade do século XX, a saber: Carolina Maria de Jesus (1914-1977); coletivo Quilombhoje, com a série Cadernos Negros (1978-), cuja origem está em encontros de intelectuais como Oswaldo de Camargo e Cuti; Paulo Lins (1958-); e Ferréz (1975-). Seu projeto visa compreender os alcances e limites das ideias de literatura negra e periférica, o que as aproxima e as separa, bem como as relações dessas produções estéticas com os ativismos políticos de ambos os movimentos, com os quais elas dialogam ou, por vezes, atritam-se. Afinal, "quem não se atrela aos elementos formais daquelas ideias, embora pertença ao mesmo grupo social de origem, que relações mantêm com a ética criativa e política?", provoca Mário, ainda na introdução (p. 25).

Não se deve deixar de reconhecer, nesse contexto, o papel pioneiro que desempenhou o ativismo de alguns escritores negros, como Solano Trindade, Cuti, Eduardo de Oliveira, Oswaldo de Camargo e Miriam Alves, na segunda metade do século XX, mormente na cidade de São Paulo, em torno de estratégias coletivas de ação política e cultural. Com esse alerta, a pesquisa aprofunda-se numa leitura da história, por vezes conflituosa, das associações negras e seus vários projetos e parcerias em consonância com intelectuais como Florestan Fernandes, Roger Bastide e Clóvis Moura. Propondo um exercício analítico interessante, o pesquisador verifica a forma a partir da qual determinados escritores negros conseguiram angariar espaço dentro do complexo sistema literário brasileiro, nas décadas de 1960 e 1970, buscando contrapontos e aproximações com o papel de intelectuais das ciências sociais que, pelo menos até o fatídico golpe de 1964, dedicaram-se a estudar associações e produções culturais negras.

A obra possui cerca de setecentas páginas e está dividida em três partes, dentro das quais se encontram dez capítulos de fôlego. A primeira parte, que contém dois capítulos, investe, num primeiro momento, no exame crítico de trabalhos que debateram a formação e a história da literatura negra - focando na importância da imprensa e do ativismo negro -, bem como a luta desse movimento contra alguns estigmas sociais que, de muitas maneiras, perpassavam a produção literária desse grupo socialmente negativizado. Num segundo momento, o autor analisa a emergência de uma literatura periférica atrelada a movimentos culturais recentes (como os saraus poéticos) que tomaram de assalto a cena pública paulistana, sugerindo algumas "conexões de sentidos" entre aspectos idiossincráticos da história da literatura negra e a recente literatura marginal-periférica. A hipótese é a de que há uma afinidade temática e até mesmo um parentesco cultural e político da literatura negra com a literatura periférica. Assim, lançando mão de uma chave interpretativa tão variada quanto sofisticada, a tese problematiza que a investida na noção de "marginalidade" desses novos autores periféricos atuais está, talvez, mais relacionada à condição histórica de subalternidade da ideia de literatura negra do que propriamente com a chamada Geração do Mimeógrafo, da década de 1970 - ligação esta trabalhada pela antropóloga Érica Peçanha do (Nascimento 2009NASCIMENTO, Érica Peçanha do (2009). Vozes marginais na literatura. Rio de Janeiro: Aeroplano.), interlocutora importante com o estudo de Mário Augusto.

A segunda parte do livro é fruto de uma reviravolta instigante, por intermédio da qual o sociólogo manifesta um domínio exemplar de teoria social brasileira. Nesse momento, é matizado o percurso que levou alguns cientistas sociais de estirpe a dedicar suas pesquisas à história e aos desdobramentos do ativismo negro e, eventualmente, à própria questão da estética literária negra. Mas o ponto forte dessa parte manifesta-se quando, em certa altura, a problemática é invertida: afinal, qual o interesse do protagonismo negro nos estudos acadêmicos orientados por sociólogos da Universidade de São Paulo? "Qual seria o ânimo que levava associações e grupos negros a colaborar com aquelas pesquisas, fornecendo-lhes dados, entrevistas, documentações, procurando dialogar consigo etc.?" (p. 251). Essas questões estão presentes no terceiro e no quarto capítulos, ao que se segue uma hipótese lançada à guisa de resposta: o encontro entre o ativismo político e literário negro com a sociologia paulista, bem como os anseios de ambos os lados, não se fez sem arranjos diversos, tensões e choques.

Após o golpe de 1964, um longo intervalo se instaurou no associativismo negro, o que fez com que tanto a produção estética quanto o ativismo se mantivessem em surdina, para seu ressurgimento em 1978, com o Movimento Negro Unificado Contra a Discriminação Racial (MNU), o lançamento do primeiro volume da série Cadernos Negros e a fundação, em 1980, do coletivo cultural Quilombhoje. Nessa medida, a última parte do trabalho - talvez a mais densa no que tange aos materiais analisados e às propostas teórico-metodológicas - dedica-se à articulação entre obras, autores e ideias nesse período. Trata-se de um momento importante do diagnóstico, em que o autor percorre uma variedade de metodologias e lança mão de um sem-fim de instrumentais analíticos, perseguindo as exigências do objeto em questão e do recorte empírico e temporal analisado. Com isso, tenta verificar conexões, recorrências e obstáculos de problemas levantados, tanto por escritores negros quanto pelos periféricos. Condições sociais de produção, análise de trajetórias, história social de grupos marginalizados, alianças políticas e ações coletivas entre sujeitos e movimentos, embate entre diversidade e desigualdade, circunstância marginal da história e da produção da literatura negra e periférica dentro do sistema literário são só alguns vieses adotados pelo sociólogo.

No decorrer de cinco capítulos, dilemas centrais da relação dialética entre escritor e movimento são enfrentados. Talvez o maior exemplo oferecido pelo pesquisador seja o de Carolina Maria de Jesus, que, na década de 1960, favelada e catadora de papel, sai do anonimato graças à influência do jornalista Audálio Dantas, que possibilitou a publicação de seu diário, sob o título sugestivo de Quarto de despejo (2005 [1960]). Mário Augusto coloca em evidência a relação da escritora com seus coetâneos, que se viam engajados, de um lado, na consolidação de uma estética literária negra e, de outro, no ativismo político propriamente dito - como a Associação Cultural do Negro (ACN). Para isso, Mário sugere uma "Sociologia da Lacuna", a fim de verificar o processo pelo qual, eventualmente, certas personalidades trilharam, de modo isolado, caminhos em direção ao protagonismo social, ignorando agendas políticas de seus pares mais engajados e organizados - quedando-se, assim, deslocados, "fora de lugar", em relação aos repertórios de enfrentamento manejados pelos ativistas.

Não se pode negar que há escritores que se atrelam imediatamente às ideias e pautas defendidas por coletivos políticos e culturais, defendendo-as em suas criações estéticas. No entanto, apesar de negros e/ou periféricos, muitos outros escritores as repelem ou as ignoram. Então, por que as ideias de literatura negra e periférica não vêm à tona e se desenvolvem como proposições estéticas mais ou menos coerentes, tendo de lidar vez e outra com questões sociais nas quais seus grupos de origem estão envolvidos? Lógicas de análise e perguntas norteadoras similares são propostas para os "casos" de Paulo Lins e Ferréz.

Em 1997, Paulo Lins, de origem social semelhante à de Carolina - a quem, contudo, afirma desconhecer e com quem diz não possuir muitas afinidades -, publica Cidade de Deus (2008), um dos grandes romances da década, reconstruindo o universo social do conjunto habitacional que dá nome à obra. Mário afirma que o escritor carioca, sem querer ser negro ou periférico, pelo menos literariamente, "tem de lidar com o drama de ser os dois, socialmente"; e, assim o fazendo, foi capaz de compor "um romance impactante sobre diferentes aspectos da desigualdade social no Brasil, com fina criatividade literária que poucos escritores (negros e não negros) jamais tiveram" (p. 592). Em 2000, é a vez do paulistano Ferréz, pseudônimo de Reginaldo Ferreira da Silva, retratar o cotidiano violento das periferias da zona sul de São Paulo em Capão Pecado (2005).1 1 Em 2001, 2002 e 2004, Ferréz foi organizador de três edições do suplemento publicado pela Caros Amigos intitulado Literatura marginal: a cultura da periferia. A primeira edição vendeu mais de 15 mil exemplares, viabilizando o lançamento das outras duas edições, que reuniram um total de 48 escritores e 80 textos sobre a condição periférica, tanto dos escritores quanto de sua produção. A pergunta subjacente a essa parte da tese é: como foi possível o surgimento de tais escritores em determinadas condições sócio-históricas? Pois, de inicio, tem-se que negros e pobres não produzem literatura, dada sua marginalidade - social, política, econômica, cultural. Mas, quando esses escritores vêm à cena, gera-se espanto. Tal é o universo do insólito onde habitam a literatura negra e a literatura periférica.

O "insólito" que compõe, inclusive, o título da obra, conforme esclarece o autor, opera como um tipo de mão dupla do cotidiano:

Pauta-se, por um lado, pela história e pelas condições sociais em que negros e periféricos majoritariamente se encontram e vivenciam; por outro, pela negação da negação, o princípio de afirmação do eu e do sujeito social que faz com que o ativismo político e a criação literária de autores negros e periféricos se tornem possíveis. Contudo, o insólito se apresenta assim também porque se constroem prejulgamentos sobre os lugares naturais e naturalizados para sujeitos nascidos e socializados em determinadas condições sociais. Quando ocorre a negação da negação, gera-se a pergunta de espanto. O insólito existe, portanto, porque, apesar de tudo, existe a História, e nela se desvelam horizontes de possibilidades, que se confirmam ou não (p. 29).

A negação da negação é, justamente, recusar aquilo que já lhe é negativo, saltando, de forma emancipatória, em direção à positividade. Eis a hipótese de uma obra capaz de surpreender a todos os que se permitirem viajar por mais de quarenta anos de história social da literatura negra e periférica no Brasil.

  • BENJAMIN, Walter (1996). Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense.
  • FERNANDES, Florestan (2008 [1964]). A integração do negro na sociedade de classes. 5. ed. São Paulo: Globo.
  • FERRÉZ (2005). Capão Pecado. Rio de Janeiro: Objetiva.
  • GAGNEBIN, Jeanne Marie (2006). Lembrar, escrever, esquecer. São Paulo: 34.
  • JESUS, Maria Carolina (2005 [1960]). Quarto de despejo: diário de uma favelada. 9. ed. São Paulo: Ática
  • LINS, Paulo (2008). Cidade de Deus. São Paulo: Companhia das Letras.
  • NASCIMENTO, Érica Peçanha do (2009). Vozes marginais na literatura. Rio de Janeiro: Aeroplano.
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    Em 2001, 2002 e 2004, Ferréz foi organizador de três edições do suplemento publicado pela Caros Amigos intitulado Literatura marginal: a cultura da periferia. A primeira edição vendeu mais de 15 mil exemplares, viabilizando o lançamento das outras duas edições, que reuniram um total de 48 escritores e 80 textos sobre a condição periférica, tanto dos escritores quanto de sua produção.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jan-Jun 2015
Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea, Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília (UnB) Programa de Pós-Graduação em Literatura, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Universidade de Brasília , ICC Sul, Ala B, Sobreloja, sala B1-8, Campus Universitário Darcy Ribeiro , CEP 70910-900 – Brasília/DF – Brasil, Tel.: 55 61 3107-7213 - Brasília - DF - Brazil
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