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TRILOGIA DE TERROR (1968): FOLK HORROR NA TRANSIÇÃO DO RURAL AO URBANO NO CINEMA BRASILEIRO

Trilogy of terror (1968): folk horror in the transition from rural to urban in Brazilian cinema

Trilogía del terror (1968): folk horror en la transición de lo rural a lo urbano en el cine brasileño

RESUMO

Este trabalho tem por objetivo analisar e discutir o filme de horror brasileiro Trilogia de terror (1968)TRILOGIA de terror. Direção de Ozualdo Candeias, Luís Sérgio Person e José Mojica Marins. São Paulo: Produção Nacional de Filmes Ltda. (PNF); Produções Galasy Ltda.; Companhia Cinematográfica Franco-Brasileira, 1968. 35 mm (101 min), BP. 3 episódios., que reuniu três dos mais destacados diretores paulistas na época: José Mojica Marins, Ozualdo Candeias e Luís Sérgio Person. Para realizarmos nossa análise, articularemos os conceitos de folk horror (Scovel, 2017)MONTEIRO, T. J. L.; CÁNEPA, L. L. Entre a carne e o espírito: relações de gênero nos filmes de horror de Jean Garrett. Literartes, São Paulo, n. 15, 2021. a discussões específicas do cinema brasileiro, particularmente às tensões entre o rural e o urbano (Bernardet, 1980;BERNARDET, J.-C. A cidade e o campo: notas iniciais sobre a relação entre a cidade e o campo no cinema brasileiro. In: ANDRADE, R. (ed.). Cinema brasileiro: 8 estudos. Rio de Janeiro: Embrafilme: Funarte, 1980. p. 139-145. Tolentino, 2001TOLENTINO, C. A. F. O rural no cinema brasileiro. São Paulo: Editora Unesp, 2001.), para compreendermos aquilo que consideramos como um tensionamento entre tais instâncias em Trilogia de terror – observando-se a liminaridade dos espaços/gêneros cinematográficos, a mescla de referências religiosas, a alegoria política do Brasil e a passagem da ambientação rural para a urbana nos filmes brasileiros do gênero horror.

PALAVRAS-CHAVE:
Cinema brasileiro; Horror; Urbanização; José Mojica Marins; Ozualdo Candeias; Luis Sérgio Person

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