Acessibilidade / Reportar erro

Aprendizagem e desenvolvimento de crianças de seis anos na roda de história

Learning and development of six year old children during story time

Resumos

Este artigo visa compreender como a leitura oral dos livros de literatura infantil feita pela professora pode contribuir para a aprendizagem da leitura e para o desenvolvimento mental e cultural dos alunos de seis anos. Para tanto, analisamos as interações discursivas entre crianças e professora de uma sala de aula de primeiro ano do Ensino Fundamental em que essa prática de leitura foi construída destacando como os sentidos da leitura, os conhecimentos de mundo e as identidades dos sujeitos vão sendo construídos coletivamente no processo discursivo e nas interações em sala de aula. Concluímos que o trabalho com a literatura em sala de aula deve proporcionar a construção coletiva e individual de sentidos.

Crianças; Roda de História; Aprendizagem; Desenvolvimento


In this paper we aim to analyze how oral reading of children's books made by the teacher can contribute to literacy learning and to mental and cultural development of six year old students. In order to do that, we analyze discursive interactions between children and teacher in a First Grade classroom. In this classroom, reading practice was build stressing how the reading meaning, the knowledge of the world and the participant's identities are collectively constructed in the discursive process and in the classroom interactions. We conclude that the work with literature in classroom should provide the construction of collective and individual senses.

Children; Story Time; Learning; Development


  • BAJARD, Élie. Da Escuta de Textos à Leitura São Paulo: Cortez, 2007.
  • BATISTA, Antônio Augusto Gomes et al. Capacidades da Alfabetização Coleção Instrumentos da Alfabetização. V. 2. Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2005.
  • COSSON, Rildo. Letramento Literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.
  • DIAS, Maíra Tomayno de Melo. O Papel da Linguagem em Uso na Sala de Aula no Processo de Apropriação da Leitura de Crianças e Jovens e Adultos 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011.
  • EVANGELISTA, Aracy. Diversidade na Recepção Estética. In: PAIVA, Aparecida; EVANGELISTA, Aracy; PAULINO, Graça; VERSIANI, Zélia (Org.). No Fim do Século: a diversidade - o jogo do livro infantil e juvenil. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. P. 109-120.
  • FITTIPALDI, Ciça. O que É uma Imagem Narrativa? In: OLIVEIRA, Ieda de (Org.). O que é Qualidade em Ilustração no Livro Infantil e Juvenil: com a palavra, o ilustrador. São Paulo: DCL, 2008. P. 93-121.
  • GOMES, Maria de Fátima Cardoso. Incluindo Diferentes Alunos nas Salas de Aula de Alfabetização de Crianças e Adultos: semelhanças e diferenças. Projeto de Pesquisa Recém-Doutor, Faculdade de Educação, UFMG, Belo Horizonte, 2005.
  • GOMES, Maria de Fátima Cardoso; DIAS, Maíra Tomayno de Melo; SILVA, Luciana Prazeres da. O Registro da Rotina do Dia e a Construção de Oportunidades de Aprendizagem da Escrita. In: CASTANHEIRA, Maria Lúcia; MACIEL, Francisca Izabel Pereira; MARTINS, Raquel Márcia Fontes (Org.). Alfabetização e Letramento na Sala de Aula Belo Horizonte: Autêntica/ Editora Ceale, 2008. P. 59-74.
  • MORAIS, José. A Arte de Ler São Paulo: Editora UNESP, 1996.
  • PACKER, Martin J.; GOICOCHEA, Jessie. Sociocultural and Constructivist Theories of Learning: ontology, not just epistemology. Educational Psychologist, NY, Lawrence Erlbaum Associates, v. 35, n. 4, p. 227-241, 2000.
  • PAIVA, Aparecida; PAULINO, Graça; PASSOS, Marta. Literatura e Leitura Literária na Formação Escolar: caderno do professor. Belo Horizonte: Ceale, 2006.
  • PAIVA, Aparecida; RODRIGUES, Paula Cristina de Almeida. Letramento Literário na Sala de Aula: desafios e possibilidades. In: CASTANHEIRA, Maria Lúcia; MACIEL, Francisca Izabel Pereira; MARTINS, Raquel Márcia Fontes (Org.). Alfabetização e Letramento na Sala de Aula Belo Horizonte: Autêntica, Editora Ceale, 2008. P. 103-119.
  • PINO, Angel. O Conceito de Mediação Semiótica em Vygotsky e seu Papel na Explicação do Psiquismo Humano 2. ed., Campinas: Papirus, 1991. (Caderno CEDES; n. 24)
  • PRESTES, Zoia R. Quando não É a Mesma Coisa: traduções de Lev Semionovitch Vigotski no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.
  • MONTEIRO, S. M.; BAPTISTA, M. C. Dimensões da Proposta Pedagógica para o Ensino da Linguagem Escrita em Classes de Seis Anos. In: MACIEL, F. I. P.; BAPTISTA, M. C.; MONTEIRO, S. M. (Org.). A Criança de 6 anos, a Linguagem Escrita e o Ensino Fundamental de Nove Anos: orientações para o trabalho com a linguagem escrita em turmas de crianças de seis anos de idade. Belo Horizonte: UFMG/FaE/CEALE, 2009. P. 29-67.
  • VYGOTSKY, Lev S. Pensamiento y palabra. In: VYGOTSKY, Lev S. Obras Escogidas Lisboa: Aprendizaje/ Visor, 1993 (original, 1934). Volume 2, p. 287-348.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    14 Jan 2014
  • Data do Fascículo
    Dez 2013

Histórico

  • Recebido
    11 Maio 2012
  • Aceito
    04 Jan 2013
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação Avenida Paulo Gama, s/n, Faculdade de Educação - Prédio 12201 - Sala 914, 90046-900 Porto Alegre/RS – Brasil, Tel.: (55 51) 3308-3268, Fax: (55 51) 3308-3985 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: educreal@ufrgs.br