Acessibilidade / Reportar erro

Signos do vestuário de enfermeira na formaturaa a Artigo extraído da Dissertação de Mestrado em enfermagem intitulada: Formação de Enfermeiras na Cidade de Juiz de Fora: uniforme e identidade na Escola de Enfermagem Hermantina Beraldo (1947-1978). Autora: Regina Lucia Muniz de Almeida. Orientadora: Dr.ª Maria Angélica de Almeida Peres. Programa de Pós-graduação Stricto Sensu da Escola de Enfermagem Anna Nery. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. 2014.

Señales de ropa de enfermería en la formatura

Resumo

Objetivo

Analisar os uniformes usados na cerimônia de formatura de enfermeiras e seus significados para a identidade profissional.

Método

Estudou-se uma escola de enfermagem de Minas Gerais, no período de 1947 até 1964. Pesquisa qualitativa, histórico-social, mediante a qual foram analisados documentos escritos, fotográficos e orais, considerando as bases conceituais de identidade profissional, do sociólogo Claude Dubar, e de vestuário e seus significados simbólicos, de Roland Barthes.

Resultados

O uniforme das enfermeiras, usado na formatura, possuía signos de identidade institucional e profissional. Foi constituído pelo clássico vestido branco, com touca e outros acessórios.

Conclusões e implicações para a prática

O uniforme de formatura de enfermeiras correspondeu aos avanços da moda e da cientificidade, configurando-se uma marca na construção do papel e consolidação da identidade profissional, contribuindo para a identificação de uma categoria profissional em formação.

Descritores:
Enfermeira; Escolas de Enfermagem; História da Enfermagem; Papel Profissional; Vestuário; Identidade Social

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com