Acessibilidade / Reportar erro

INFLUÊNCIA DO CONFINAMENTO DE COVID-19 NA SAÚDE DE ADULTOS COM COMPROMETIMENTO COGNITIVO LEVE

RESUMO.

COVID-19 é uma doença infecciosa declarada pela Organização Mundial da Saúde como emergência de saúde pública de interesse internacional.

Objetivo:

O objetivo deste artigo é determinar as condições de saúde física, psicológica, social e de humor na quarentena de COVID-19 em adultos com comprometimento cognitivo leve.

Métodos:

A amostra foi composta de 129 participantes, a maioria saudável, mas alguns com comprometimento cognitivo leve. Os dados foram coletados por meio de questionário e da escala de depressão geriátrica de Yesavage, aplicada por meio de ligações telefônicas no período de abril a junho de 2020.

Resultados:

Diferenças estatisticamente significantes foram encontradas nas mudanças nos hábitos de sono dos participantes saudáveis (p=0,018). As comparações intragrupo da escala de depressão geriátrica de Yesavage em participantes saudáveis foram significativas (p=0,010) e, no nível intergrupo, antes e depois da quarentena mostraram diferenças significativas nos escores do pré-teste (p=0,003).

Conclusões:

O isolamento social teve efeito psicológico negativo sobre os hábitos de sono, humor deprimido e saúde física, principalmente em participantes saudáveis.

Palavras-chave:
COVID-19; Quarentena; Disfunção Cognitiva; Satisfação Pessoal; Depressão; Afeto

Academia Brasileira de Neurologia, Departamento de Neurologia Cognitiva e Envelhecimento R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices, Torre Norte, São Paulo, SP, Brazil, CEP 04101-000, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistadementia@abneuro.org.br | demneuropsy@uol.com.br