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Nem todo surdo é igual: discussões interseccionais preliminares na educação de surdos

Not All Deaf People Are the Same: Preliminary intersectional discussions in Deaf Education

RESUMO

O presente artigo traz um recorte teórico de pesquisas desenvolvidas pelas autoras nas áreas e subáreas de estudos surdos, interseccionalidade e ensino para surdos na educação básica. Propõe-se discutir a temática da interseccionalidade relacionada ao campo dos Estudos Surdos na educação básica. O artigo reflete sobre os atravessamentos interseccionais que envolvem a comunidade negra surda, em detrimento dos hiatos epistêmicos, sobretudo a falta de discussão sobre as questões étnico-raciais na educação de surdos. Aporta-se nos referenciais teóricos de Buzar (2012Buzar, F. J. R. (2012). Interseccionalidade entre raça e surdez: a situação de surdos(as) negros(as) em São Luís-MA. [Dissertação de mestrado]. Universidade de Brasília.); Pereira e Pereira (2013Pereira, A. S. S., & Pereira, R. O. (2013). Surdo-negro soteropolitano: uma pesquisa exploratória sobre a sua percepção de opressão e exclusão. Revistas de Ciência da Educação, 02(29), 139-148.); Silvestre (2014Silvestre, J. (2014). Os entre-lugares: um olhar sobre sujeitos surdos-homossexuais. [Dissertação de mestrado]. Universidade Federal de Goiás.); Solomon (2018Solomon, A. (2018). Cultural and Sociolinguistic Features of the Black Deaf Community. Carnegie Mellon University. https://doi.org/10.1184/R1/6684059.v1.
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); Ferreira (2018Ferreira, P. L. A. (2018). O ensino de relações étnico-raciais nos percursos de escolarização de negros surdos na educação básica. [Dissertação de mestrado]. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.); Santos (2019Santos, R. L. (2019). Negros/as surdos/as no ensino superior: mapeando cursos de graduação de Letras Libras. [Dissertação de mestrado] Universidade Federal do Paraná.); Chapple (2021Chapple, R. L., Bridwell, B. A., & Gray, K. L. (2021). Exploring Intersectional Identity in Black Deaf Women: The Complexity of the Lived Experience in College. Affilia. https://doi.org/10.1177/0886109920985769.
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); Brito et al. (2021Brito, I. A., Medeiros, J. R., Bento, N. A., & Rodrigues, N. (2021). Que corpo é esse? Literatura negra surda, interseccionalidades e violências. ODEERE, 6(01), p. 209-232. https://doi: 10.22481/odeere.v6i01.8533.
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). A metodologia fundamenta-se na revisão bibliográfica e no estudo qualitativo-descritivo de pesquisas brasileiras, circunscritas ao período de 2005 a 2021, relacionadas aos temas “interseccionalidade” e “surdez” nos sistemas de informação dos trabalhos acadêmicos das instituições de ensino superior do país, além de análises de artigos e observações empíricas que versam sobre a negritude surda no campo educacional brasileiro. Os dados compilados permitem evidenciar lacunas epistêmicas e incipiências de pesquisas acadêmicas sobre aspectos interseccionais e multiculturais que vão além de gênero, raça e surdez.

Palavras-chave:
Interseccionalidade; Negro Surdo; Educação de Surdos

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