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Inclusão viável-transformadora: diversos meios de agência por um adolescente com necessidades educacionais intelectuais específicas (NEIE) e suas educadoras

RESUMO

Analisando dados de um projeto desenvolvido durante da pandemia da Covid-19, este artigo é motivado pela transformação viável que a história (Freire, 1996Freire, P. (1996). Pedagogia da autonomia. Paz e Terra. 144p.) de um aluno com necessidades educacionais intelectuais específicas (NEIE) e a compreensão de educadoras que trabalham com ele têm dessa história possibilitam em direção a uma visão prospectiva de ensino-aprendizagem, que se concentre mais nas possibilidades do que nas determinações - que enfatizariam uma visão linear, bancária de ensino-aprendizagem (Freire, 1970Freire, P. (1970). Pedagogia do oprimido. Paz e Terra. 107p.) e desenvolvimento. O trabalho baseia-se em múltiplos fundamentos teóricos, i.e., discussões sobre necessidades educacionais intelectuais específicas (Fidalgo & Carvalho, 2020Fidalgo, S. S., & Carvalho, M. P. (2020). Formação de professores de inglês para inclusão de alunos com necessidades intelectuais específicas. Anais do XXXV ENANPOLL - Letras ao Norte: Linguagens e Pós-Graduação em chão vermelho. ANPOLL.; Carvalho et al., no preloCarvalho, M. P., Fidalgo, S. S., & Cruz, V. N. (in print). Formação de Professores de Língua Estrangeira para Trabalhar com Alunos com Deficiência Intelectual. RIEL - Revista Interdisciplinar de Estudos da Linguagem. Dossiê sobre Educação Inclusiva. IFSP.; Fidalgo & Magalhães, 2017Fidalgo, S. S., & Magalhães, M. C. C. (2017). Formação de professores em contextos de inclusão: a discussão vygotskiana do conceito de compensação social. In M. A. G. Celani, & B. P. Medrado (Orgs). 2017. Diálogos sobre inclusão: das políticas às práticas na formação de professores de línguas estrangeiras (pp. 63-96). Pontes.), abordagem metodológica da pesquisa crítica de colaboração (Magalhães, 2011Magalhães, M. C. C. (2011). Pesquisa Crítica de Colaboração: escolhas epistemo-metodológicas na organização e condução de pesquisa de intervenção no contexto escolar. In M. C. C. Magalhães, & S. S. Fidalgo (Orgs.). Questões de método e de linguagem na formação docente. (pp. 13-39). Mercado de Letras., 2018Magalhães, M. C. C. (2018). Formação contínua de professores: a organização crítico-colaborativa para transformação. Linguagem: Estudos e Pesquisas, 22(2): 17-35. https://doi.org/10.5216/lep.v22i2.57502
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; Magalhães & Fidalgo, 2019), multiletramentos (Magalhães & Carrijo, 2018), agência transformadora (Ninin & Magalhães, 2017) - todos organizados com base na Teoria Histórico-Cultural (Vygotsky, 1924-1934/1993).

Palavras-chave:
necessidades educacionais intelectuais específicas - NEIE; teoria histórico-cultural; multimodalidade; multiletramentos; educação inclusiva

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