Acessibilidade / Reportar erro

De Brancos para Negros? Uma Análise Longitudinal da Reclassificação Racial no Enem 2010-2016 1 1 . Agradecemos a Marília Pinto de Carvalho, Ursula Mattioli Mello, Clarissa Guimarães Rodrigues, David de Micheli, colegas da Dired/Inep e pareceristas da DADOS pela leitura, críticas e sugestões a versões preliminares. Agradecemos também ao Inep por ter nos concedido acesso às bases de dados protegidas. As opiniões emitidas nesta publicação são de exclusiva e inteira responsabilidade do autor, não necessariamente exprimindo o ponto de vista do Inep ou do Ministério da Educação.

From White to Black? A Longitudinal Analysis of Racial Reclassification in the Brazilian High School National Exam (2010-2016)

Des Blancs aux Noirs? Une analyse longitudinale du reclassement racial dans l’Enem 2010-2016

¿De Blancos a Negros? Un Análisis Longitudinal de la Reclasificación Racial en el Enem 2010-2016

RESUMO

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é um certame em larga escala aplicado anualmente que recebeu, entre 2010 e 2016, mais de 48 milhões de inscrições. Nesse período, observa-se um crescimento considerável na presença de candidatos negros (pretos e pardos), cuja proporção passou de 51% para 60%. Este estudo visa investigar os componentes desse crescimento por meio de uma abordagem longitudinal, atenta à ocorrência de reclassificação racial. Nossos resultados mostram que cerca de um quinto dos inscritos altera sua declaração racial entre anos subsequentes. A análise de sobrevivência aponta uma tendência de elevação do conjunto de pardos, em detrimento dos brancos, e dos pretos, em detrimento dos brancos e dos pardos. Por meio de uma simulação contrafactual, mostramos que a reclassificação racial responde por aproximadamente dois terços do acréscimo na participação de pretos no período, tendo aumentando a presença destes em 8% entre os inscritos do Enem 2016.

análise de sobrevivência; autodeclaração; classificação racial; ensino superior; Exame Nacional do Ensino Médio

Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) R. da Matriz, 82, Botafogo, 22260-100 Rio de Janeiro RJ Brazil, Tel. (55 21) 2266-8300, Fax: (55 21) 2266-8345 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: dados@iesp.uerj.br