Acessibilidade / Reportar erro

Feliz e criativo 2013 para Cadernos de Saúde Pública

EDITORIAL

Feliz e criativo 2013 para Cadernos de Saúde Pública

Marilia Sá Carvalho; Claudia Travassos; Cláudia Medina Coeli

Editoras

Inauguramos neste fascículo algumas novidades, debatidas em reunião do Conselho Editorial realizada no dia 13 de novembro de 2012. O tema central da discussão foi o papel de Cadernos de Saúde Pública (CSP) para o amadurecimento acadêmico do campo da Saúde Coletiva. O debate incluiu, além das questões gerenciais internas, a redefinição de algumas seções, a tradução para outros idiomas, a relação com SciELO, entre outras, além do próprio papel dos Editores Associados.

A primeira mudança, que inauguramos já no próximo fascículo, é a criação da seção Perspectivas. A exemplo de diversas outras revistas acadêmicas do mundo, pretendemos com essa seção trazer para CSP a discussão do que a cada momento pode afetar o desenvolvimento da área. Das questões da saúde global à legislação relacionada à saúde, do desenvolvimento do SUS aos questionamentos da ciência, no Brasil e no mundo.

Outras ideias, que implantaremos aos poucos no ano de 2013 também estão voltadas para a necessária atualização constante de CSP. A reformulação da antiga seção Métodos, denominada agora Questões Metodológicas, tem por objetivo trazer de forma aprofundada a discussão de alternativas metodológicas, sejam elas quantitativas ou qualitativas. O espaço concedido a essa discussão nas revistas é por vezes limitado, pois as questões suscitadas por esses manuscritos frequentemente ficam na fronteira de mais de uma disciplina. O foco desses artigos deve estar voltado para a apresentação e discussão de um método inovador, aplicado a uma questão de investigação da Saúde Coletiva. Cabe aqui esclarecer que os artigos de validação e reprodutibilidade, embora importantes, não se destinam a essa nova seção, e permanecerão sendo publicados como artigos originais ou como Comunicações Breves, uma reformulação da seção Nota de Pesquisa, com escopo um pouco ampliado.

Optamos neste momento por ampliar nosso alcance em direção aos leitores que têm o Espanhol como língua nativa, atualmente entre o segundo e terceiro idiomas maternos mais frequentes no mundo. Vem aumentando o número de submissões nesse idioma, particularmente de autores latino-americanos, refletindo o alcance que pretendemos na cooperação Sul-Sul. Assim, passaremos a ter os resumos de todos os artigos em Português, Inglês e Espanhol. Procuraremos garantir essa prioridade sem onerar o autor, mesmo considerando o aumento de custos de tradução e revisão, que não pode ser ignorado.

Deixamos aqui nosso agradecimento público aos Editores Associados e sua dedicação generosa. É a vitalidade acadêmica desse grupo, expressa no pensamento criativo sobre a própria revista, que está a base das mudanças que apresentamos neste editorial.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    21 Dez 2012
  • Data do Fascículo
    Dez 2012
Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz Rua Leopoldo Bulhões, 1480 , 21041-210 Rio de Janeiro RJ Brazil, Tel.:+55 21 2598-2511, Fax: +55 21 2598-2737 / +55 21 2598-2514 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernos@ensp.fiocruz.br