Planejamento |
Elaborar o Plano de Ação Municipal de EPS ou documento legal que oriente as ações de EPS nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) no município. |
50 |
3 |
0 |
Plano de Ação Municipal de EPS ou documento legal elaborado e coerente com o PEEPS a respeito da educação na saúde (ex. Plano Municipal de Saúde). |
51 |
3 |
0 |
Plano Estadual de EPS (PEEPS). |
45 |
3 |
1 |
Construir de forma coletiva (trabalhadores, gestores, instituição de ensino superior - IES - e controle social) ações de EPS nos CAPS no município. |
52 |
3 |
0 |
Ações de EPS nos CAPS a serem implementadas no município construídas de forma coletiva por trabalhadores, gestores, IES e controle social. |
50 |
3 |
0 |
Elaborar instrumentos para avaliação e monitoramento das ações de EPS nos CAPS. |
51 |
3 |
0 |
Modelo padrão de relatório elaborado conforme execução e prestação de contas, anexado ao Plano Municipal de EPS. |
49 |
3 |
0 |
Criar agenda de treinamentos e oficinas de qualificação pela equipe técnica de saúde mental da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) para os CAPS. |
51 |
3 |
0 |
Agenda de treinamentos e oficinas de qualificação estabelecidas pela técnica de saúde mental da SESAB para os CAPS. |
51 |
3 |
0 |
Articulação política |
Promover a articulação com as IES junto a Comissão de Integração Ensino-Serviço (CIES) na construção de planos político-pedagógicos nos cursos de graduação e pós-graduação da saúde, de acordo com as necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS), estimulando uma postura de corresponsabilização na atenção psicossocial. |
51 |
3 |
0 |
Plano político-pedagógico elaborado pelas IES junto as CIES, de acordo com diretrizes e objetivos relacionados ao SUS e atenção psicossocial. |
49 |
3 |
1 |
Estabelecer a pactuação das atividades de EPS nos CAPS entre IES e Secretaria Municipal de Saúde (SMS). |
51 |
3 |
0 |
Pactuação das atividades de EPS nos CAPS entre IES e SMS instituída com corpo docente, discente e assistencial propício para atuação na atenção psicossocial. |
50 |
3 |
0 |
Articulação política |
Estabelecer a pactuação das atividades de EPS em espaços regionais entre a Comissão Intergestores Regional (CIR) e Núcleo Regional de Saúde (NRS) na condução da EPS, incluindo os CAPS. |
47 |
3 |
1 |
Pactuação de atividades de EPS em espaços regionais entre a CIR e NRS na condução da EPS que inclua os CAPS. |
47 |
3 |
1 |
Instituir o Núcleo de EPS no âmbito municipal como espaço formativo para os trabalhadores e que oriente as ações de EPS nos CAPS |
48 |
3 |
1 |
Núcleo de EPS instituído no âmbito municipal como espaço formativo para os trabalhadores e que oriente as ações de EPS nos CAPS. |
49 |
3 |
0 |
Criar instâncias de pactuação regional (ex. CIES regional e o Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (COAPES) para auxiliar na condução da gestão da educação nos CAPS. |
46 |
3 |
1 |
Instâncias de pactuação regional (ex. CIES regional e COAPES) instituídas na condução da educação nos CAPS. |
42 |
2,5 |
1 |
Estabelecer o acompanhamento das ações de EPS incluindo os CAPS, pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS). |
48 |
3 |
1 |
Acompanhamento das ações da EPS, incluindo os CAPS, pelos representantes do CMS. |
46 |
3 |
1 |
Estabelecer a participação da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de Saúde Mental na formulação, na condução e desenvolvimento da EPS, incluindo os CAPS. |
52 |
3 |
0 |
Formulação, condução e desenvolvimento da EPS, incluindo os CAPS, realizada pela Coordenação de Saúde Mental municipal. |
51 |
3 |
0 |
Coordenação |
Estabelecer critérios para distribuição de recursos financeiros para o desenvolvimento da EPS municipal incluindo os CAPS. |
48 |
3 |
1 |
Critérios definidos para a distribuição dos recursos financeiros para o desenvolvimento da EPS municipal incluindo os CAPS. |
46 |
3 |
1 |
Elaborar e aprovar orçamento para ações da EPS municipal incluindo os CAPS. |
49 |
3 |
0 |
Recurso financeiro para a EPS municipal incluindo os CAPS, aprovado pelo secretário municipal de saúde. |
50 |
3 |
0 |
Reconhecer a preceptoria nos processos de progressão funcional dos servidores. |
48 |
3 |
0 |
Progressão funcional dos funcionários reconhecida a partir da preceptoria. |
51 |
3 |
0 |
Coordenação |
Proporcionar intercâmbio da coordenação de saúde mental com serviços de saúde mental de outros municípios. |
50 |
3 |
0 |
Existência de intercâmbio intermunicipal das coordenações de saúde mental. |
49 |
3 |
1 |
Estabelecer as atribuições da Coordenação de Saúde Mental e da coordenação dos serviços de saúde mental no âmbito municipal. |
48 |
3 |
0 |
Atribuições da coordenação de saúde mental e da coordenação dos serviços de saúde mental estabelecidas e sem sobreposição. |
51 |
3 |
0 |
Qualificação técnica |
Realizar a gestão horizontal do cuidado por meio da prática interprofissional. |
50 |
3 |
0 |
Gestão horizontal do cuidado realizada por meio da prática interprofissional. |
51 |
3 |
0 |
Fortalecer o trabalho na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). |
52 |
3 |
0 |
Trabalho na RAPS fortalecido. |
54 |
3 |
0 |
Incluir no programa de qualificação a supervisão clínico-institucional regular para assessorar e acompanhar o trabalho da equipe CAPS. |
53 |
3 |
0 |
Trabalho em equipe nos CAPS assessorado por meio da supervisão clínico-institucional regular |
49 |
3 |
1 |
Fortalecer a gestão do trabalho com valorização do trabalhador. |
54 |
3 |
0 |
Gestão do trabalho fortalecida e trabalhador valorizado. |
53 |
3 |
0 |
Estimular o desenvolvimento de pesquisas em articulação com IES. |
48 |
3 |
1 |
Pesquisas desenvolvidas a partir da articulação com as IES. |
51 |
3 |
0 |
Incluir ações de atenção domiciliar e acompanhamento integral com a rede de atenção básica á saúde em território de referência. |
51 |
3 |
0 |
Ações de atenção domiciliar e acompanhamento integral realizadas com a atenção básica à saúde em território de referência. |
52 |
3 |
0 |
Realizar projetos de estágio e treinamento em serviço e ações de integração com famílias e comunidades. |
51 |
3 |
0 |
Estágios, treinamento em serviço e ações de integração com familiares e comunidade realizados. |
50 |
3 |
0 |
Realizar a qualificação profissional para o desenvolvimento das práticas em consonância com a reforma psiquiátrica. |
50 |
3 |
0 |
Profissionais qualificados para as práticas em consonância com a reforma psiquiátrica. |
51 |
3 |
0 |
Qualificação técnica |
Estimular o protagonismo das equipes e dos usuários nas tomadas de decisão. |
49 |
3 |
0 |
Equipe e usuários protagonistas nas tomadas de decisão. |
51 |
3 |
0 |
Promover o alinhamento conceitual sobre a Política Nacional de EPS (PNEPS), especialmente a concepção de EPS para profissionais CAPS e gestores. |
48 |
3 |
0 |
Alinhamento conceitual sobre a PNEPS e EPS promovidos. |
46 |
3 |
1 |
Qualificar processos de problematização nos espaços para reconhecimento mútuo de cooperação. |
46 |
3 |
1 |
Processos de problematização qualificados para reconhecimento mútuo de cooperação. |
48 |
3 |
0 |
Trabalho vivo na produção do cuidado |
Compartilhar experiências entre profissionais, comunidade, equipes e serviços para desenvolver possibilidades para enfrentamento de problemas. |
52 |
3 |
0 |
Experiências entre profissionais, comunidade equipes e serviços compartilhadas e problemas enfrentados. |
51 |
3 |
0 |
Estimular a sensibilização dos trabalhadores de diferentes níveis hierárquicos com ações de EPS na produção do cuidado. |
50 |
3 |
0 |
Trabalhadores de diferentes níveis hierárquicos sensibilizados. |
50 |
3 |
0 |
Desenvolver o atendimento singularizado com práticas coletivas. |
51 |
3 |
0 |
Atendimento singularizado realizado a partir de práticas coletivas. |
50 |
3 |
0 |
Fortalecer a prática colaborativa e mudanças em situações problema com diferentes equipamentos na perspectiva intersetorial. |
49 |
3 |
0 |
Prática colaborativa fortalecida e mudanças em situações problema realizadas com diferentes equipamentos na perspectiva intersetorial. |
47 |
3 |
1 |
Favorecer a capacidade de aprendizagem (ação-reflexão-ação) em serviço, com valor para o contexto local. |
51 |
3 |
0 |
Capacidade de aprendizagem (ação-reflexão-ação) em serviço realizada, com valor para o contexto local. |
52 |
3 |
0 |
Envolver o usuário e sua família na construção dos projetos terapêuticos. |
53 |
3 |
0 |
Usuário e sua família envolvidos na construção de projetos terapêuticos. |
51 |
3 |
0 |
Trabalho vivo na produção do cuidado |
Incluir práticas educativas em projetos terapêuticos. |
53 |
3 |
0 |
Práticas educativas incluídas em projetos terapêuticos. |
49 |
3 |
0 |
Experimentar novos territórios existenciais que desmistifique a desinstitucionalização e privação de liberdade nos CAPS |
50 |
3 |
0 |
Novos territórios existenciais estabelecidos que desmistifiquem a desinstitucionalização e privação de liberdade nos CAPS. |
50 |
3 |
0 |
Fortalecer práticas interprofissionais de cuidado a partir de seminários das experiências exitosas. |
50 |
3 |
0 |
Práticas interprofissionais de cuidado fortalecidas a partir de seminários das experiências exitosas. |
51 |
3 |
0 |